A ascite, chamada popularmente de barriga d'água, é o nome que se dá ao acumulo de líquidos dentro da cavidade abdominal. A ascite não é uma doença, mas sim um sinal de doença, habitualmente do fígado, mas também pode ter origem em problemas dos rins, coração ou tumores malignos.
A retenção de líquidos é o acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo que posteriormente é eliminada pela urina. Por meio desse acúmulo, uma pessoa pode adquirir aproximadamente 2 kg durante um só dia.
Normalmente quanto maior a concentração de hormônios na pílula, maior é a retenção hídrica. No caso da injeção anticoncepcional, que se toma a cada 3 meses, o aumento de peso em função da retenção hídrica pode ser maior, levando ao inchaço, sensibilidade mamária e sangramentos irregulares.
O mais comum é que a retenção de líquidos ocorra devido ao grande tamanho do útero na gestação, que, por sua vez, comprime os vasos sanguíneos da região abdominal e dos quadris. Tal compressão dificulta a circulação do sangue, provocando uma retenção de líquidos.
Blog
Como Evitar a Retenção de Líquido na Gravidez Beber no mínimo 3 litros de água por dia; Praticar alguma atividade física; Diminua o consumo do café, chá mate, guaraná, refrigerantes e chocolate e entre outros alimentos que levam a desidratação e fazendo que o corpo retenha liquido.
- Ingerir de 2 a 3 litros de líquidos por dia. Isso inclui frutas como melancia, melão, abacaxi, além da água de coco, que são diuréticos e reduzem a retenção de líquido. - Praticar exercícios regularmente. - Colocar um travesseiro sob os pés, na hora de dormir, para elevar as pernas.
Com o fluxo sanguíneo mais lento, o organismo da grávida envia mais água para essas regiões do corpo, aumentando o volume de líquidos, o que gera um acúmulo e causa o inchaço. As partes mais afetadas, normalmente, são pernas, tornozelos e pés, mas braços e mãos também podem ser atingidos.
Já durante a gravidez algumas pacientes podem sentir dor e dormência nas mãos. Considerada comum, essa dormência atinge cerca de uma em cada quatro grávidas, e é resultado da pressão no túnel do carpo causada pela retenção de líquidos e inchaço no período gestacional.
Na presença de sintomas de dormência ou parestesias dos dedos e/ou mãos deve procurar um médico ortopedista especialista em mão, de modo a efetuar o diagnóstico correto e atempado da patologia em causa e, desta forma, ser orientado para fazer o tratamento mais adequado para cada situação.