A elevada quantidade de nutrientes na água, juntamente com a exposição à luz e a temperaturas elevadas, favorece a multiplicação excessiva das cianobactérias, um fenômeno chamado de floração, caracterizado pelo acúmulo de células que formam uma camada verde na superfície da água.
Floração: é um crescimento excessivo de algas podendo-se observar alterações na coloração da água: manchas de cor vermelha, marrom ou azul-esverdeada. O que causa a ocorrência de florações? O excesso de nutrientes e/ou períodos de calmaria após chuvas ou ventos fortes.
Por serem fotossintetizantes, elas foram os seres produtores mais primitivos, responsáveis pelo acúmulo inicial de gás oxigênio na atmosfera. Dentre sua importância, elas são produtoras e fazem parte da cadeia trófica aquática, sendo, assim, de extrema importância para o funcionamento dos ecossistemas.
As cianobactérias são organismos antigos, surgiram na Terra há 3,5 bilhões de anos. Pelo fato de realizarem fotossíntese, as cianobactérias foram os seres produtores mais primitivos, responsáveis pelo acúmulo inicial de gás oxigênio na atmosfera.
Micro-organismos são usados no preparo de alimentos, no tratamento de água, na produção de energia, e até mesmo na guerra! No passado, bactérias liberaram oxigênio para nossa atmosfera através de fotossíntese, e com o aumento da concentração desse gás foi possível a diversificação dos seres vivos.
Os micro-organismos podem trazer muitos prejuízos para o ser humano, como é o caso das doenças causadas por micro-organismos, como as infecções bactérias, fúngicas ou por protozoários. Além disso, temos as pragas que podem atingir a produção de alimentos na pecuária e na agricultura, causando prejuízo econômico.
Caso a decomposição não ocorresse, os nutrientes não ficariam disponíveis novamente e nenhum outro ser vivo poderia utilizá-los. Assim sendo, teríamos vários cadáveres no planeta de animais, plantas e outros seres vivos e nenhuma nova forma de vida poderia surgir, o que causaria a extinção de todas as espécies vives.