Poliartrite é o nome que se dá a qualquer tipo de artrite que acomete cinco ou mais articulações do paciente. A doença é, em geral, consequência de uma doença autoimune, como a artrite reumatoide, febre reumática, lúpus eritematoso, osteoartrite e outras, mas também pode ser causada por vírus ou bactérias.
A dor poliarticular (poliartralgia) compromete várias articulações (a dor monoarticular é discutida em outras partes). Distúrbios poliarticulares podem comprometer várias articulações em momentos diferentes.
O tratamento da oligoartrite ou poliartrite aguda ou crônica depende essencialmente de seu reconhecimento etiológico. Nos casos de febre reumática, a pronta introdução do AINH (naproxeno) melhora as artrites entre 24 e 72 horas; os corticosteroides estão indicados nos casos com cardite.
A artrite reumatóide é uma doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite periférica, simétrica, que leva à deformidade e à destruição das articulações por erosão do osso e cartilagem(1)(D). Afeta mulheres duas vezes mais do que os homens e sua incidência aumenta com a idade.
Alguns exemplos de doenças reumáticas são artrite, artrose, fibromialgia, gota e bursite, normalmente as pessoas afetadas tem mais de 50 anos, e geralmente essas doenças não tem cura, embora o tratamento possa trazer alívio de sintomas e melhora da movimentação.
Na verdade, hoje sabe-se que a fibromialgia é uma forma de reumatismo, associada a sensibilidade da pessoa frente a um estímulo doloroso, ou seja, ela sente mais dor que as outras pessoas. O termo reumatismo pode ser justificado pelo fato de a fibromialgia envolver músculos, tendões e ligamentos.
Como atua. Artrite reumatoide - O sistema imunológico do portador passa a atacar os tecidos que envolvem as articulações, causando dor, inchaço e rigidez e danificando-as de forma irreversível. Fibromialgia - Os portadores têm uma sensibilidade maior para a dor.