A média aritmética ponderada é calculada multiplicando cada valor do conjunto de dados pelo seu peso. Depois, encontra-se a soma desses valores que será dividida pela soma dos pesos.
Dessa forma, basta multiplicar cada nota tirada nas provas por João e multiplicar pelo peso definido pelo professor em cada prova. Somar tudo e dividir pela soma total dos pesos....Exemplo com média ponderada
Para calcular a nota do Enem, é preciso somar as notas das cinco áreas de conhecimento e dividir por cinco. Assim você terá a média simples da nota. Caso a instituição de ensino escolhida siga o sistema de peso, é preciso somar o valor das 5 notas multiplicadas por cada peso correspondente.
Basta somar as 5 notas (uma de cada caderno) e depois dividir o resultado por 5. Por exemplo, vamos supor que você tenha tirado as seguintes notas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – 800 pontos.
A média simples é calculada somando as notas das cinco provas, incluindo a redação, e dividindo por cinco. A complexa é quando uma universidade estabelece peso para cada uma das provas, assim a média seria a soma das cinco notas multiplicadas pelos respectivos pesos e dividida pela soma dos pesos. Difícil?
Somam-se as quatro notas parciais de cada bimestre e obtendo um número total, basta dividi-lo por 4 (equivalente a cada nota parcial). Supondo que o aluno tivesse as seguintes notas nos quatro bimestres: sete (7), oito (8), cinco e meio (5,5), sete e meio (7,5), ao final do ano a sua média final seria a nota sete (7).
Para calcular a média aritmética do bimestre, precisamos multiplicar os pesos correspondentes a cada uma das notas, somar todos os termos e dividir pela soma dos pesos.
Exemplo: Na 1ª Certificação, o aluno tirou nota 7, na 2ª certificação, tirou 5 e, na 3ª certificação, nota 5,5. O cálculo da Média Anual será feito da seguinte forma: MA= 3 x (7) + 3 x (5) +4 x (5,5) = 58/10 = 5,8 ->Neste exemplo, o aluno ficou abaixo da média para passar direto (que é 6,0) e precisará fazer a PFV.
Supondo que um aluno tire média semestral igual a 6,0 e a tire nota 4,0 no Exame final, que vale 10,0, basta somar as duas notas e dividir por dois. A nota tem que se igual ou superior a 5,0.
Para calculá-la, deve-se multiplicar o peso dado a cada avaliação pela sua respectiva nota obtida, somar os resultados e, depois, dividir tudo pela soma dos pesos. Por exemplo, há três avaliações, com pesos 5, 3 e 2, e o aluno tirou as notas 10, 8 e 9, respectivamente.
Ao dividir o valor encontrado pelo número de disciplinas, temos 99,7 ÷ 12 = 8,31. O valor 8,31 é a média geral do 1º ano. Ao dividir o valor encontrado pelo número de disciplinas, temos 100 ÷ 12 = 8,33. O valor 8,33 é a média geral do 2º ano.