Órgão sensorial termorreceptor, presente nas cobras peçonhentas. Permite a percepção das diferenças de temperatura no ambiente. É um orifício entre o olho e a narina da serpente.
Significado de Fosseta substantivo feminino Pequena fossa. [Anatomia] Depressão existente no meio do occipital e correspondente ao maior desenvolvimento do lóbulo cerebeloso mediano.
A primeira característica é a presença da fosseta loreal, uma estrutura que fica entre os olhos e as narinas da serpente. Cobras peçonhentas têm fosseta loreal (seta). Todas as serpentes peçonhentas do Brasil possuem essa estrutura, somente a coral-verdadeira que não.
Resposta. Trata-se de um órgão termo-receptor capaz de captar as irradiações de ondas de calor (na verdade emissões de infra-vermelho) emanados pelos corpos dos animais endotérmicos ("sangue-quente").
Explicação: Esse tipo de onda é conhecida como ondas de calor, que é dada pela emissão eletromagnética de todo corpo com temperatura.
As cobras captam radiação infravermelha em comprimentos de onda na faixa de 8- 10µm.
Controle remoto. Controles remotos para controlar televisores, aparelhos de DVD, videogames, entre outros, utilizam a radiação eletromagnética para o seu funcionamento. O equipamento emite radiação na faixa do infravermelho, com comprimento de onda entre 1 milímetro e 1 micrômetro.
Podemos evidenciar que a luz pode ser caracterizada como uma onda eletromagnética. Isso porque a mesma compreende uma onda que não apresenta necessidade de um meio material para que possa enfim se propagar, como é o caso por exemplo do som, que é caracterizada como uma onda mecânica.
Ondas eletromagnéticas são oscilações formadas por campos elétricos e magnéticos variáveis, que se propagam tanto no vácuo quanto em meios materiais. Elas são ondas tridimensionais e transversais que viajam na velocidade da luz, transportando exclusivamente energia.
Inúmeras coisas que utilizamos no dia a dia funcionam através das ondas eletromagnéticas. São exemplos: o rádio, a televisão, o celular, o micro-ondas, o controle remoto, a internet sem fios, o bluetooth, etc.
Podemos apontar como exemplo de 15 aparelhos presentes em nosso dia a dia que dependem das ondas eletromagnéticas para funcionar, os seguintes:
Propagação de Ondas As ondas sonoras se propagam em um meio material -- sólido, líquido ou gasoso. Esse meio pode ser unidimensional, como uma corda esticada; bidimensional, como a membrana de um tambor; ou tridmensional como a atmosfera.
Ondas são perturbações que se propagam de um lugar para outro através de um meio ou até mesmo no vácuo, transportando energia. Ondas são perturbações que se deslocam no espaço transportando, exclusivamente, energia de um ponto a outro, sem realizar transporte de matéria.
Período: é o intervalo de tempo em que cada ponto do meio por onde um pulso se propaga executa uma oscilação completa. O período é representado pela letra T. Frequência: é o número de oscilações completas que cada ponto do meio no qual a onda se propaga executa por unidade de tempo.
Quando uma onda se propaga de um local para outro,necessariamente ocorre transporte de energia. Na propagação de uma onda, não existe propagação de matéria, a onda por definição transporta apenas energia. Não há transformação de energia nenhuma envolvida nesse processo, apenas existe o transporte da energia.
Resposta. Explicação: O som é uma onda longitudinal, ou seja, a direção de vibração coincide com a direção de propagação. Quanto às partículas, estas sofrem apenas vibração e não deslocamento, pois ondas transportam apenas e energia e não matéria.
São bons exemplos de ondas mecânicas: a) calor, corrente elétrica, infravermelho.
Luz, raios x, micro-ondas e ondas de rádio são classificadas como eletromagnéticas. O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. Por não haver moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas, e o resultado de uma explosão no espaço, por exemplo, seria o silêncio.
A velocidade de propagação de uma onda eletromagnética depende do meio onde ela se propaga. Ela é medida, no SI, em metros por segundo. Diversos experimentos demonstraram que todas as ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo com a mesma velocidade, chamada velocidade da luz no vácuo e representada pela letra c.
A Luz por se comportar como uma onda eletromagnética, ela pode se propagar em diversos meios. Na física e em certas fórmulas utiliza-se muito a letra "c" para a propagação da luz no vácuo. Essa velocidade da luz irá ser afetada pelo índice de refração que o meio possuí.
Quando a luz se propaga no Vácuo (n=1) para um líquido, o ângulo de incidência vale 45° e o da refração 30°.
Ondas eletromagnéticas Essa propagação pode ocorrer em meios materiais, mas no vácuo se propaga mais rápido, pois quem oscila não são partículas, e sim características do espaço ao redor da carga. A luz, ondas de rádio, infravermelho e ultravioleta são alguns casos de ondas eletromagnéticas.
metros por segundo
metros por segundo
A velocidade da luz NO VÁCUO é a mesma em qualquer sistema de referência inercial. Tal decorre dos dois postulados da Teoria da Relatividade Restrita (TRR) de Einstein em 1905, onde um deles afirma a invariância da velocidade da luz em relação à fonte.
(D) 1 dia. (E) 1 ano. ( ) 000K. ( ) 300.
Viajando com sua velocidade típica, a luz do Sol (e seu calor também) demora quase 13 minutos para chegar até a superfície do planeta vermelho. Para a Terra, esse tempo é de oito minutos. E para Plutão, o planeta mais distante do Sol, a luz da estrela demora cerca de cinco horas e meia.
A velocidade da luz no vácuo, simbolizada pela letra c, é, por definição, igual a metros por segundo....Velocidade da luz.