Política no Período Regencial No caso do Período Regencial, os principais grupos políticos eram: Liberais moderados: em geral, eram monarquistas que defendiam a limitação do poder do imperador. Defendiam uma monarquia constitucional no país e tinham no padre Feijó o seu maior representante.
Tanto na imprensa como na Câmara dos Deputados surgiram dois grupos político-partidários entre os que se opunham ao monarca: os liberais moderados e os liberais exaltados.
Império do Brasil Nesse ano, formaram-se as duas agremiações que caracterizaram o Segundo Reinado, a dos Conservadores, chamado Partido Conservador (saquaremas) e a dos Liberais, chamado Partido Liberal (luzias). Esses partidos, bem como o Partido Republicano Paulista, foram os partidos de mais longa duração no Brasil.
Nesse período, dois grupos disputavam o poder: o partido português e o partido brasileiro. O partido português reivindicava poderes absolutos para D. Pedro I; e o partido brasileiro queria a submissão do monarca ao parlamento. José Bonifácio, ministro do Império, tentou conciliar o interesse dos dois partidos.
Entre as principais revoltas do período regencial, estão: Malês (1835); Cabanagem (1835-1840); Farroupilha (1835-1845); Sabinada (1837-1838); Balaiada (1838-1841). 25. Pedro II assume a liderança do Brasil ao completar 18 anos. ... Dom Pedro II foi expulso do país logo após a Proclamação da República.
Sobre os principais grupos políticos da sociedade fluminense em 1822 temos o Partido Brasileiro, o Partido Português e o grupo dos Liberais Radicais, sendo que todos eles acabaram contribuindo diretamente com o Processo de Independência, exceto pelo Partido Português, que defendia uma recolonização do Brasil.
Os grupos eram os Restauradores, os Liberais Exaltados e os Liberais Moderados. Os Restauradores defendiam a volta de dom Pedro l ao poder,o regime absolutista e centralizador. Os Liberais Exaltados defendiam a descentralização do poder, a autonomia administrativa das províncias, o sistema federalista.
Lista por classificação no espectro político
O atual sistema se consiste dos partidos Republicano e Democrata.
Os Estados Unidos são uma República Federal Presidencialista. Em nível federal, o poder executivo é exercido pelo Presidente, eleito por um colégio eleitoral, o poder legislativo pertence ao Congresso e o poder judiciário pertence aos tribunais.
Na política do Brasil, centrão refere-se a um conjunto de partidos políticos que não possuem uma orientação ideológica específica e tem como objetivo assegurar uma proximidade ao poder executivo de modo que este lhes garanta vantagens e lhes permita distribuir privilégios por meio de redes clientelistas.
O conservadorismo ou conservantismo é uma filosofia social que defende a manutenção das instituições sociais tradicionais no contexto da cultura e da civilização. ... Assim, conservadores de diferentes partes do mundo — cada um mantendo suas respectivas tradições — podem discordar em uma ampla gama de questões.
Significado de Conservador substantivo masculino Aquele que se opõe às mudanças, não aceitando inovações morais, sociais, políticas, religiosas, comportamentais.
O conservadorismo liberal é uma ideologia política que combina políticas conservadoras com elementos liberais, especialmente sobre questões econômicas, ou um ramo do conservadorismo político fortemente influenciado pelo liberalismo económico.
Liberalismo é uma filosofia política e moral baseada na liberdade, consentimento dos governados e igualdade diante da lei. ... O liberalismo buscou contestar diversas normas sociais vigentes na época, como o privilégio hereditário, Estado confessional, monarquia absolutista e o direito divino dos reis.
Partidos Membros