Desinências são partículas localizadas no final das palavras para indicar as flexões de gênero e de número dos nomes e as flexões de número, pessoa, tempo e modo dos verbos.
Resposta. Roubam → Desinência verbal. ... Dançar → Desinência nominal. Fechadas → Desinência nominal.
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 O morfema zero Ø representa uma ausência significativa de alguma marca. Isso acontece, em geral, com relação ao gênero masculino e ao número singular.
Vogais temáticas nominais As vogais -A, -E e -O são consideradas nominais quando são átonas e encontram-se no final das palavras. São essas vogais temáticas que se ligam à desinência indicadora de plural (número do substantivo): igreja-s, sonho-s, teste-s.
O radical e a vogal temática formam o tema. O tema é a parte do verbo à qual se juntam as desinências, possibilitando a flexão verbal.
Flexão do verbo desencontrar, que significa: 1. Deixar de estar ou não se encontrar no mesmo lugar; 2.
«A raiz é o constituinte da palavra que contém significado lexical mas não inclui afixos derivacionais ou flexionais (cf. carr- raiz nominal de carro). ... O radical é o constituinte da palavra com significado lexical que não inclui afixos de flexão, mas que pode incluir afixos derivacionais [...].»
A estrutura das palavras está relacionada os elementos que compõem os vocábulos. Ela abrange o estudo de diversos elementos mórficos (morfemas): raiz, radical, tema, afixos (prefixos, sufixos), desinências, vogal temática, vogal e consoante de ligação.