Quando o Sol está a pino (no zênite, altura de 90°), a área sobre a qual a energia se distribui é mínima e a insolação é máxima (densidade de energia máxima). Nesse caso, a aárea é Az e a densidade de energia luminosa é E/ Az = Iz.
Para medir a radiação, ele se baseia na diferença entre a temperatura de uma superfície branca e a temperatura de uma superfície preta. Essa diferença de temperatura entre as superfícies permite que o equipamento faça a medição da incidência solar por meio do potencial gerado num componente chamado termopilha.
A insolação varia de acordo com o lugar, com a hora do dia e com a época do ano. vemos que devido a variação da altura máxima do Sol para um lugar (causada pela inclinação da órbita) acontece uma variação da área iluminada na superfície da Terra e, portanto, uma variação na insolação.
O calor e a luminosidade proveniente dos raios vindos do Sol que alcançam a litosfera terrestre são chamados de insolação. A quantidade de insolação varia de acordo com a posição geográfica, uma vez que a Terra possui forma esférica que determina o ângulo de incidência dos raios solares.
Embora a atmosfera seja muito transparente à radiação solar incidente, somente em torno de 25% penetra diretamente na superfície da Terra sem nenhuma interferência da atmosfera, constituindo a insolação direta. ... A insolação difusa é constituída de radiação solar que é espalhada ou refletida de volta para a Terra.
Quando a atmosfera absorve radiação terrestre ela se aquece e eventualmente irradia esta energia, para cima e para baixo, onde é novamente absorvida pela Terra. Portanto, a superfície da Terra é continuamente suprida com radiação da atmosfera e do Sol.
A água e o gás carbônico, presentes no ar, absorvem parte dos raios infravermelhos emitidos pelo sol e são responsáveis pela retenção da energia térmica na atmosfera, juntamente com o gás metano e o óxido nitroso, deixando o planeta aquecido e possibilitando a existência de vida na Terra.
O aquecimento da Atmosfera é um Processo natural onde a terra recebe o calor vindo do sol, esse processo é chamado de efeito estufa, processo esse que é de fundamental importância para a sobrevivência na terra, mas com a globalização e a grande emissão de gases tóxicos na atmosfera, como: dióxido de carbono, queimadas ...
O ar absorve pouca radiação solar, sendo aquecido principalmente por energia provinda da superfície da Terra. A taxa com a qual a terra fornece energia à atmosfera, contudo, não está em balanço com a taxa com a qual a atmosfera irradia calor.
Resposta. Resposta: A concentração de CO² na atmosfera que impede que parte dos raios refletidos pela Terra voltem para o espaço, aumento ainda mais o aquecimento.
Por que a superfície da Terra é iluminada e aquecida de forma desigual pela energia solar? Por causa da inclinação do eixo terrestre e o movimento de translação.
Tem mais depois da publicidade ;) Zonas tropicais ou intertropicais: são áreas próximas à linha do Equador, onde os raios solares incidem na superfície de maneira perpendicular, ou seja, com grande intensidade. Nessas regiões as temperaturas são elevadas, sendo assim, são consideradas as mais quentes do planeta.
zona intertropical
Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano e estão relacionados à posição do Sol e à inclinação da Terra. Solstício e equinócio marcam o início das estações do ano e estão relacionados à incidência dos raios solares e à inclinação da Terra.
Solstícios são fenômenos que ocorrem em razão do movimento de translação do planeta. ... O solstício ocorre em uma época do ano em que um hemisfério recebe mais luz solar do que o outro, devido ao ângulo de inclinação que a Terra possui em relação ao seu eixo.
A luz solar que atinge a superfície da Terra é, em grande parte, absorvida pelo solo, pela água e pelos seres vivos. ... A atmosfera impede, assim, que o calor se dissipe completamente, evitando o resfriamento da Terra. Somente uma pequena quantidade da radiação infravermelha retorna para o espaço.