Como Tomar O Remdio Bromoprida?

Como tomar o remdio Bromoprida

A bromoprida é um remédio antiemético e procinético indicado para o tratamento de náuseas e vômitos ou alterações dos movimentos gastrointestinais, que age bloqueando o efeito da dopamina, um tipo de neurotransmissor com ação no sistema gastrointestinal e no cérebro, que causa náuseas e vômitos relacionados à cirurgias ou ao refluxo gastroesofágico, por exemplo.

Fabricantes

Não há estudos dos efeitos de Bromoprida administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral.

Considerando-se que a excreção da Bromoprida é principalmente renal, em pacientes com depuração de creatinina inferior a 40 mL/min, o tratamento deve ser iniciado com aproximadamente metade da dose recomendada. Dependendo da eficácia clínica e condições de segurança do paciente, a dose pode ser ajustada a critério médico.

Como tomar

Como tomar

O pico sérico da Bromoprida ocorre 1 a 1,5 horas após administração (solução oral e gotas). A Bromoprida apresenta baixa ligação às proteínas plasmáticas (cerca de 40%) e é metabolizada no fígado. Cerca de 10% a 14% da dose administrada é excretada inalterada através da urina. Após administração de dose única por via intravenosa (I.V.), observou-se “clearance” sistêmico de 900 mL/min e um volume de distribuição de 215 L. A Bromoprida apresenta uma meia vida de eliminação de 4 a 5 horas. A biodisponibilidade da Bromoprida é de 54% a 74% (via oral) e de 78% (injetável, via intramuscular).

O produto Bromoprida cápsulas* contém o corante amarelo de tartrazina que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Consulta Remédios, através da sua plataforma própria, é a agência autorizada das seguintes farmácias e drogarias, devidamente autorizadas pela Anvisa e órgãos competentes, à saber: 65.837.916/0031-61, 08.011.373/0001-70, para visualizar todas as farmácias, clique aqui.

Produtos com Bromoprida

Informe ao seu médico caso você tenha pressão alta e esteja sob tratamento com inibidores da monoaminoxidase (tipo de medicamento antidepressivo), pois neste caso, a Bromoprida deve ser usada com cuidado. A Bromoprida pode diminuir a absorção de fármacos pelo estômago (p/ex. digoxina) e acelerar aquelas que são absorvidas pelo intestino delgado (p/ex. paracetamol, tetraciclina, levodopa, etanol).

As reações extrapiramidais podem ser mais frequentes em crianças e adultos jovens, enquanto que movimentos anormais ou perturbados são comuns em idosos sob tratamentos prolongados.

Estudos clínicos para profissionais da saúde

Estudos clínicos para profissionais da saúde

Não há estudos dos efeitos de Bromoprida administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral.

A bromoprida injetável 10 mg/2mL deve ser aplicada diretamente na veia ou no músculo do braço ou glúteo, por um médico, enfermeiro ou ou profissional de saúde treinado, e a dose deve ser determinada pelo médico de acordo com a doença a ser tratada.

Contraindicações

Os efeitos de Bromoprida na motilidade gastrintestinal são antagonizados pelas drogas anticolinérgicas e analgésicos narcóticos. Pode haver potencialização dos efeitos sedativos quando se administra Bromoprida junto com sedativos, hipnóticos, narcóticos ou tranquilizantes. Portanto, evite ingerir esses produtos durante o tratamento com Bromoprida.

Considerando-se que a bromoprida é eliminada principalmente pelos rins, o tratamento deve ser iniciado com aproximadamente metade da dose recomendada. Dependendo da sua condição clínica e caso julgue necessário, o seu médico poderá ajustar a dose do medicamento.

O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Rafaela Sarturi Sitiniki (CRF-PR 37364). Consulte a bula original. Última atualização: 06 de Setembro de 2023

Qual a ação da substância Bromoprida?

A bromoprida é indicada para tratamento ou prevenção de náuseas e vômitos, alterações dos movimentos do estômago e intestino, e para aliviar os sintomas causados por refluxo gastroesofágico, pois age bloqueando o efeito da dopamina no cérebro e no sistema gastrointestinal, além de aumentar o esvaziamento gástrico e os trânsito intestinal. Saiba identificar os sintomas do refluxo gastroesofágico.  

É importante informar ao médico todos os remédios que a pessoa utiliza, pois a bromoprida pode diminuir o efeito da digoxina utilizada no tratamento de doenças cardíacas, ou aumentar a ação do paracetamol, tetraciclina ou levodopa, podendo causar intoxicação ou efeitos colaterais graves.

Modos de uso do medicamento bromoprida

Vianna P.R.M.F. publicou também sobre tratamento com Bromoprida oral e crianças com idade que variaram entre menos de 1 ano de idade e mais de 3 anos, que apresentam vômitos de etiologia variada e diferentes graus de intensidade. A eficácia e a tolerância nos diversos grupos etários mostraram-se positivas em 80% dos casos, sem apresentarem efeitos colaterais, destacando ser a Bromoprida uma droga válida e útil como terapêutica antiemética em pediatria. (Vianna P.R.M.F. 1981).

O uso de Bromoprida deve ser cauteloso em gestantes, crianças, idosos, pessoas que sofrem de glaucoma, diabetes, doença de Parkinson, insuficiência renal, hipertensão, pessoas sensíveis à neurolépticos.

Não há estudos dos efeitos de Bromoprida administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via intravenosa ou intramuscular.

Indicações do medicamento bromoprida

Indicações do medicamento bromoprida

A bromoprida não deve ser usada por crianças com menos de 1 ano de idade, por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham sangramento, obstrução ou perfuração gastrointestinal, epilepsia ou feocromocitoma.

Embora seja mais raro, também podem ocorrer tremores, contrações musculares, dificuldade para andar, lentificação dos movimentos, agitação, convulsões, insônia, dor de cabeça, tontura, náuseas, produção de leite excessiva ou inadequada, aumento das mamas em homens, formação de bolinhas na pele e distúrbios intestinais. 

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Quantas gotas de Bromoprida grávida pode tomar?

Não existem estudos adequados e bem controlados com Bromoprida em mulheres grávidas. Por isso, não deve ser administrada a mulheres grávidas a menos que, a critério médico, os benefícios para o paciente superem os possíveis riscos para o feto.

Pode tomar Omeprazol à tarde?

Não tem problema. Inclusive, alguns pacientes se beneficiam mais com 2 doses diária, por exemplo, aqueles que têm sintomas à noite ou durante a madrugada.

Pode tomar pantoprazol depois de comer?

Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, com um pouco de líquido. Pantoprazol pode ser administrado antes, durante ou após o café da manhã, exceto quando associado a antibióticos (Pantoprazol 40 mg) para erradicação do Helicobacter pylori, quando se recomenda a administração em jejum.

O que comer depois de tomar Omeprazol?

Tipo pipoca bolo e ect. O omeprazol não impede você de ingerir nada. Porém se estiver tratando gastrite, esofagite ou úlcera, por exemplo, é importante evitar certos alimentos como pipoca e bolo.

Quanto tempo leva para o omeprazol fazer efeito?

Em geral, o remédio começa a fazer efeito a partir de 1 hora de seu uso, atingindo seu ponto máximo em até 4 horas. O controle da acidez pode durar por cerca de 72 horas. O tratamento com o omeprazol deve ocorrer somente sob orientação médica.

Pode comer depois de tomar remédio?

De fato, tomar remédios com o estômago vazio (pelo menos uma hora antes das refeições ou duas horas após ingerir alimentos) pode garantir absorção mais rápida e completa da medicação.

Pode tomar remédio junto com comida?

Um velho hábito da população brasileira, misturar remédios e comida, pode provocar efeitos totalmente contrários ao desejado. Em vez de curar, medicamentos associados a outras drogas ou a determinados alimentos podem diminuir ou anular seus efeitos no organismo.

Pode tomar leite depois de tomar paracetamol?

Tomar o medicamento acompanhado de líquidos com sabor "Isso porque algumas medicações desencadeiam reações químicas quando ingeridas com sucos, leite, refrigerantes, chás ou café, que podem comprometer sua eficácia", explica a clínica geral Fernanda Galvão, da Amil, em Brasília.

Pode tomar leite depois de tomar anticoncepcional?

Tomar anticoncepcional com leite, suco ou álcool não corta o efeito dele. Mas é bom evitar o excesso de bebidas alcoólicas, porque tanto elas quanto a pílula são metabolizados no fígado, o que pode sobrecarregá-lo. Já antibióticos, anticonvulsivantes e antidepressivos podem cortar o efeito do comprimido.

Pode tomar remédio com suco de laranja?

Suco de toranja, maçã e laranja devem ser evitados ao se tormar medicamentos. Cientistas e consumidores sabem há anos que o suco de toranja (grapefruit) pode aumentar a absorção de determinados medicamentos - com o potencial para transformar doses normais em overdoses absolutamente tóxicas.

Pode tomar dipirona com suco de laranja?

De acordo com a nutricionista Elisabeth Chiari, diretora do Conselho Regional de Nutricionistas de Minas Gerais, medicamentos como anti-inflamatórios esteroides e não esteroidais, como Cataflan e Voltaren, analgésicos e antipiréticos não podem ser ingeridos junto a sucos de frutas cítricas.

Pode colocar risperidona no suco?

Misturar em suco é uma alternativa nesse caso e não há problemas para absorção do remédio. Importante verificar se há benefício para o quadro e se não há efeitos colaterais e necessidade de troca da medicação. Att. Converse com seu médico sobre dar remédio junto com suco.

Qual o melhor horário para tomar o Risperidona?

Como um de seus possíveis efeitos colaterais é a sonolência, geralmente a tomada ocorre à noite. entretanto existem situações em que outros horários são mais indicados. A melhor hora para tomar a Risperidona é a noite, pois em geral dá sonolencia principalmente no começo do uso desta medicação.