Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_AtoLei/L13146.htm; acesso em: 24 Abril 2017.
1º Esta Lei estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e os meios de transporte ...
O Estatuto da Pessoa com Deficiência garante o recebimento de alguns auxílios, tais como: um salário-mínimo à pessoa com deficiência com renda familiar per capita inferior a 1/4 do salário-mínimo; auxílio-reabilitação psicossocial de um salário-mínimo para quem tenha recebido alta de hospitais psiquiátricos.
Como ajudar um Deficiente Visual
Fale diretamente com a pessoa e não com quem a está acompanhando. Não há necessidade de alterar a voz, não fale mais baixo ou levante a sua voz. Use, expressões naturais, normais. Você pode conversar sobre qualquer coisa, as pessoas com deficiência visual também assistem TV, gostam de passear, viajar, ler…
Através da audição um cego atravessa uma rua, reconhece as pessoas, trabalha com sons e etc. A bengala/guias táteis possibilitam a cego ser independente. É através dela que o cego vai se locomover para a escola, para o serviço, para a casa do amigo (a) e etc.
A criança pode nascer perfeita com todos os neurônios uniformemente distribuídos pela retina. No entanto, se taparmos um de seus olhos, por dois ou três meses, quando retirarmos a tampão, ela enxergará perfeitamente com o olho que não sofreu a oclusão e estará irreversivelmente cega do olho obstruído.
Quem tem visão enxerga pessoas, detalhes dos objetos e todas as cores. Também vê as calçadas e as dificuldades nas vias públicas. A pessoa com deficiência visual possui hábitos diferentes das demais, se comporta de outra forma, pois tudo diverge das coisas de quem tem visão. ...