Os riscos de agentes de acidentes (mecânicos) ocorrem em função das condições físicas (do ambiente físico de trabalho) e tecnológicas impróprias, capazes de colocar em perigo a integridade física do trabalhador.
Agentes Mecânicos: São as condições de insegurança, que podem existir nos locais de trabalho, capazes de provocar lesões a integridade fisica do trabalhador, danos materiais em maquinas e instalações.
Entre os agentes ergonômicos mais comuns estão: trabalho físico pesado; posturas incorretas; posições incômodas; repetitividade, monotonia; ritmo excessivo; trabalho em turnos e trabalho noturno; jornada de trabalho.
Postura inadequada Uma postura incorreta pode ocasionar lesões, fadiga e enfraquecimento de certas regiões do corpo como pulso, ombros, coluna e lombar. Assim, há um comprometimento do sistema osteomuscular, que pode desencadear o surgimento de LER/DORT.
A postura inadequada está associada à falta de harmonia entre suas estruturas de sustentação. O principal elemento dessa estrutura é a coluna vertebral que funciona como o eixo do corpo. A má postura não tem consequências apenas estéticas, ela também pode causar problemas físicos que prejudicam a qualidade de vida.
As doenças ocupacionais podem ser prevenidas com as seguintes ações: A cada hora de digitação, saia de sua cadeira e movimente-se. Se possível, faça exercícios de alongamento. Pausas durante a realização das tarefas permite um alívio dos músculos mais ativos.
Principais doenças ocupacionais
A prevenção de doenças, com cuidados diários, é o que nos permite ter e manter nossa qualidade de vida. Entre as atividades capazes de afastar problemas de saúde estão a prática regular de exercícios físicos, a alimentação balanceada e as visitas periódicas ao médico.
São consideradas doenças do trabalho, entre outras: