O Neolítico, também conhecido como Idade da Pedra Polida, foi o período da Pré-História em que ocorreu a chamada Revolução Agrícola. Neolítico é uma divisão cronológica da chamada Pré-História da Humanidade, compreendida entre 10.
O Paleolítico é o primeiro período da Pré-história e também o mais longo. ... O Paleolítico é também conhecido como Idade da Pedra Lascada. Esse nome é decorrente de uma habilidade desenvolvida pelos primeiros seres humanos na produção de ferramentas e instrumentos de trabalho. Não pare agora...
Arte no paleolítico:predomínio do poder de abstração, a arte se revela mais elaborada do que no paleolítico isso por que a valorização da geometrização das formas é mais forte.as imagens adquirem ideias de movimento, o artista no neolítico começa a se preocupar com noções d beleza e efeitos decorativos...
A arte no período paleolítico é representada pelas pinturas e gravuras produzidas pelos homens primitivos durante a primeira fase da Pré-história. ... As primeiras manifestações artísticas desse período, denominadas de arte rupestre, foram encontradas através de escavações arqueológicas realizadas no início do século XX.
O período Neolítico compreende uma das fases da Pré-História, entre os anos de 7 mil a.C. a 2500 a.C., e foi caracterizado por inúmeras transformações ocorridas entre os hominídeos, como a sedentarização e a produção agrícola.
No Neolítico, as pinturas rupestres prosseguiram sendo feitas, mas com traços diferentes. Com o desenvolvimento da arquitetura, foram desenvolvidas enormes monumentos megalíticos. O monumento megalítico mais conhecido é Stonehenge, localizado na Inglaterra.
A arte neolítica aponta para uma maior especialização em relação ao período anterior, o paleolítico, não somente pelo novo tratamento dado à pedra, ou seja, o polimento e as técnicas de fio de corte, mas por meio da aparição de formas geométricas.
No neolítico, além das pinturas de animais na rocha, também são registrados a vida cotidiana dos habitantes, a figura humana passou a ser o tema principal. Além disso, os traços das figuras representadas, com frequência, sugeriam movimento e agilidade como a representação de pessoas dançando.
Essas pinturas eram feitas, em sua maioria, em rochedos e parede das cavernas. As produções eram representadas por figuras de animais, pessoas, misto de pessoas e animais, vegetais, figuras geométricas e símbolos solares.
As principais características da arte rupestre No geral, exibiam representações de plantas, animais, pessoas do período em que viviam, e imagens do seu cotidiano, tais como os rituais, danças, caça, alimentação, etc. Ademais, o homem pré-histórico também se expressava por meio de esculturas em madeira, osso e pedra.
A arte rupestre era a representação da população pré-histórica do próprio dia a dia, onde retratavam as caças, os rituais, bem como as crenças. ... O período paleolítico foi marcado pelo início da produção das primeiras pedras pelos homens, sendo o primeiro período da pré história, bem como o mais longo.
Resposta: Os mais antigos indícios dessa arte são datados no período Paleolítico Superior (40.
A arte pré-histórica é aquela produzida durante os períodos cronológicos da Pré-História, com destaque para os períodos Paleolítico e Neolítico. A arte pré-histórica inclui produções artísticas como as pinturas rupestres e gravuras feitas em pedra, além de esculturas e estatuetas.
O Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada é o primeiro período da Pré-História e, junto ao Neolítico compõem a chamada “ Idade da Pedra”, uma vez que a pedra era a principal matéria prima utilizada na confecção de ferramentas.
O ser humano começava a dominar, ainda de maneira rudimentar, a tecnica da fundição. A principio, utilizou como matéria prima o cobre, o estanho e o bronze (uma liga de estanho), metais cuja fusão é mais fácil. Nesse período, o crescimento da população se acentuou em algumas regiões do planeta.
A forma de moradia na idade dos metais começou a se formar no período neolítico, que é a fase anterior ao descobrimento dos primeiros metais. Nesse período os humanos começaram a ter a possibilidade de sedentarização, ou seja, começaram a habitar apenas um lugar, sem a necessidade de continuarem a ser nômades.
A Idade dos Metais é separada em três momentos: a Idade do Cobre, a Idade do Bronze e, por fim, a Idade do Ferro, que termina em 586 a.C. O final da Idade do Ferro marca também o término da Idade dos Metais, quando se inicia um novo período.
Essa fase ocorreu nas primeiras cidades do Neolítico, tendo, como consequência, a diversificação da divisão do trabalho. A divisão do trabalho era conceituada como tarefas repartidas entre os membros de uma comunidade ou de uma empresa, vista de um ângulo atual.