Toxidade. É a medida do potencial tóxico de uma substância. Não existem substâncias químicas sem toxicidade.
Os principais mecanismos de ação tóxica dos agentes nocivos são: 1) interferência com os sistemas enzimáticos (reversível, irreversível, síntese letal); 2) interferência com o transporte de oxigênio (carboxi-hemoglobina, metahemoglobina);
A toxicidade de uma substância química refere-se à sua capacidade de causar dano em um órgão determinado, alterar os processos bioquímicos ou alterar um sistema enzimático.
Neste estudo, a toxicidade aguda é caracterizada pela administração ou exposição da substância química numa dose única (ou múltipla num espaço de 24 horas), onde os efeitos adversos ocorridos nesse intervalo de tempo são analisados.
AGENTE TÓXICO, TOXICANTE OU XENOBIÓTICO: Substância química, de estrutura química definida, capaz de produzir um efeito nocivo (efeito tóxico) através de sua interação com um organismo vivo. TOXICIDADE: Capacidade inerente de a substância química produzir efeito nocivo após interação com organismo.
Toxicologia: é a ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes da interação de substâncias químicas com o organismo Agente tóxico ou toxicante: substância química capaz de causar dano a um sistema biológico.
A Toxicocinética estuda o caminho percorrido pelo agente químico, quais interações podem acontecer, desde a sua entrada até a sua eliminação. III. O que estuda a Toxicocinética são os efeitos decorrentes da interação da substância química com organismos vivos, de acordo com determinados tipos de exposição. IV.
Vias de entrada dos produtos tóxicos
As principais vias de absorção de toxicantes são pela via respiratória (gases, substancias altamente voláteis, etc.) e pela mucosa gastrintestinal (geralmente intoxicação intencional com medicamentos, venenos, etc., mas também acidentais, especialmente no caso de crianças).
agentes tóxicos teratogênicos – são aqueles capazes de produzirem alterações no desenvolvimento do feto (mercúrio, selênio, manganês); agentes tóxicos carcinogênicos – são aqueles capazes de induzirem a transformação de células normais em células cancerígenas (benzeno, asbesto, formaldeído, anilina).
Guarde todos os produtos de higiene e limpeza e medicamentos trancados, fora da vista e do alcance de crianças; Mantenha os produtos em suas embalagens originais. Nunca coloque um produto tóxico em outra embalagem para que não seja confundido com algo sem perigo; Saiba quais produtos domésticos são tóxicos.
Primeiros socorros para envenenamento
O exame de colinesterase é um teste laboratorial solicitado com o objetivo de verificar o grau de exposição da pessoa a produtos tóxicos, como pesticidas, inseticidas, herbicidas ou adubos, por exemplo, sendo portanto mais indicado para agricultores, já que estão em contato constante com produtos agrícolas.
Os venenos entram no corpo por meio de contato com a pele, mucosa, pela respiração e ingestão. Sintomas: Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.
Indivíduos intoxicados tendem a apresentar constrição das pupilas, falta de ar, hipotermia, lacrimejamento, salivação, além de micção e defecação intensas. Os músculos da face se contraem, há manifestação de tremores, fraqueza e, depois, paralisia.
Pessoas ou animais que ingerem o chumbinho sentem fortes dores, anseiam vômitos e também perdem o sistema imunológico, além de prejudicar células e tecidos. Estudos comprovam que seu uso como raticida não é eficiente. Apesar do rato, após comer o veneno, morrer bem próximo ao alimento envenenado.
O efeito do "chumbinho" em animais é bem rápido, aparecendo 5 a 10 minutos após a ingestão. Os sinais irão depender do tamanho do animal e da quantidade ingerida. Grandes quantidades podem causar morte súbita.
Se você se encontrar longe de um profissional, dê carvão ativado diluído em água. Ele impede a absorção completa do agente tóxico pelo organismo, mas só funciona quando aplicado logo após o incidente.
“Ele não tem antídoto nenhum. Em caso de contaminação, o mais certo é pedir que Deus abençoe. Ele é um veneno que pode levar a morte a qualquer ser vivo, inclusivo o homem”, alertou o médico. Com os venenos liberados pelo MS acontece diferente.
Sintetizada no início do século 19, a estricnina é um pó usado como pesticida para matar ratos. O envenenamento gera convulsões, espasmos musculares e morte por asfixia. Apesar disso, no passado já foi usada como anabolizante, para aumentar as contrações musculares de atletas!
Raticida Rodilon Bayer são Pellets de raticida ideal para controle de ratos e ratazanas. Rodilon Pellets é uma isca altamente atrativa para os roedores, tornando o tratamento dos ambientes muito eficazes, possui uma tecnologia de resistência à umidade que evita que a isca se deteriore no ambiente.
Rodilon® Pellets. Iscas para combate de roedores.
A desratização profissional é a forma mais rápida e eficaz de eliminar ratazanas. Estes serviços especializados são uma solução viável no controle de roedores.
Opções de controle de ratos de telhado