Socialismo, comunismo, capitalismo e liberalismo são palavras comuns para você? Pois é, com tantas teorias políticas e econômicas presentes na atualidade, às vezes fica complicado acompanhar todas as correntes e compreender seus papéis nas sociedades contemporâneas.
Existen varias corrientes históricas liberales o derivadas del liberalismo. Sin embargo, no todas han tenido el mismo impacto y aceptación política, económica y social. Las más destacadas son:
O liberalismo é uma doutrina político-econômica e sistema doutrinário que se caracteriza pela sua atitude de abertura e tolerância a vários níveis. De acordo com essa doutrina, o interesse geral requer o respeito pela liberdade cívica, econômica e da consciência dos cidadãos.
Justamente por isso, ele é conhecido como o pai do liberalismo econômico, enaltecendo a individualidade e influenciando as industrializações europeias. Para Adam, isso não só permitiria o crescimento econômico privado, como também promoveria o bem-estar social.
O princípio da liberdade na vida econômica, proclamado pelo liberalismo, se desenvolveu primeiramente em condições de grandes desigualdades sociais (como consequência da falhada libertação do campesinato na Europa, guerras napoleônicas e do rápido crescimento demográfico), e posteriormente teve uma forte reação através das doutrinas socialistas e comunistas, cujos movimentos se tornaram opositores do liberalismo bem mais fortes do que as correntes conservadoras e tradicionais.
No entanto, embora o discurso manifestasse a importância do desenvolvimento de direitos iguais, com a livre concorrência econômica, as sociedades foram se tornado cada vez mais desiguais, ocasionando problemas políticos e econômicos, que, em conjunto com a destruição social da Primeira Guerra Mundial e as correntes socialistas e comunistas, levou o liberalismo ao fracasso.
No âmbito político, o liberalismo deu os seus primeiros passos com a revolução francesa e americana; os direitos humanos constituíram, seguidamente o seu primeiro ato de fé político.
Dessa forma, uma das bases fundamentais do modelo é o individualismo, tendo em vista a sua prioridade em frente ao coletivo. Em outras palavras, ao não considerar a hierarquia social, cada ser humano se torna livre e igual perante o Estado e, portanto, vive em função das suas próprias necessidades.
Assim como as outras ideologias políticas e sociais tiveram seus teóricos notáveis, o liberalismo contou com diversos autores que desenvolveram técnicas e funcionamentos para o novo modelo econômico.
Como o próprio nome aponta, o liberalismo é uma teoria política, econômica e social embasada nos ideais de liberdade individual e mercantil, em que toda a população deve ter direitos humanos iguais para garantir a livre concorrência no mercado.
Segundo sua teoria, cada ser é livre para fazer o que quiser, desde que não prejudique a existência do outro, reforçando o ideal individualista do sistema liberal.
Você se lembra que o liberalismo entrou em fracasso após a Primeira Guerra Mundial em função da desigualdade social que ele criou? Bem, depois das mudanças sociais, políticas e econômicas que aconteceram durante a Guerra Fria e após a Segunda Guerra Mundial, surgiu o conceito de neoliberalismo.
Posteriormente à II Guerra Mundial e face a outros movimentos de tendência democrata-cristã ou social-democrata, o liberalismo ressurgiu, pretendendo constituir de novo uma opção no campo político e econômico.
Desenvolvido por John Locke, o sistema político liberal é opositor ao modelo monárquico, visto que as ideias do rei e seus aliados não englobam o desejo da população como um todo e, muito menos, os individuais.
En los siglos XVII y XVIII se produjo la primera revolución de la burguesía en contra de los intereses de la aristocracia y del Antiguo Régimen, especialmente en Francia e Inglaterra. Esto dio lugar a las Guerras Civiles inglesas, la Revolución Gloriosa de 1688 y la Revolución Francesa de 1789.
Aunque el aspecto social y el aspecto económico conviven en el seno de la filosofía liberal, el liberalismo social y el económico pueden comprenderse por separado de la siguiente manera:
Em outras palavras, a grande diferença entre liberalismo e neoliberalismo é o contexto social em que ele é aplicado. Enquanto o primeiro foi criado como uma forma de luta contra a monarquia, o segundo surgiu para apoiar os ideais capitalistas, favorecendo a economia privada.
Foi pensando nisso que desenvolvemos este artigo para falar sobre o conceito de liberalismo, englobando suas vertentes clássica, econômica e política, e, ainda, comentar as principais diferenças entre ele e neoliberalismo. Boa leitura!
Como corriente filosófica, el liberalismo tiene sus orígenes intelectuales en los trabajos del filósofo inglés John Locke (1632-1704) y el economista escocés Adam Smith (1723-1790). Ambos pensadores se opusieron al absolutismo monárquico, cuyo poder radica en la concentración autoritaria de una monarquía autócrata.
El liberalismo abarca un conjunto de formas de pensar que comparten la defensa de los derechos individuales (como la libertad de expresión), la libertad económica, el secularismo, la propiedad privada, la democracia, la autonomía individual, la igualdad de oportunidades y el Estado de derecho.