A hipertrofia de um órgão e de suas células é uma forma de adaptação frente a maior exigência de trabalho. Uma hipertrofia fisiológica pode ocorrer em alguns órgãos, em vista do aumento das exigências feitas a eles em determinadas fases da vida, como a da musculatura uterina durante a gravidez , por exemplo.
As hipertrofias patológicas aparecem com consequência de estímulos variados. Como exemplos a hipertrofia do miocárdio, quando há sobrecarga do coração por aumento da pressão ou do volume do sangue, a parede cardíaca sofre hipertrofia.
Existem muitas razões pelas quais um tecido pode se atrofiar. Pode ser causado por idade ou pela genética, como herdar um conjunto defeituoso de genes que sinalizam a lise celular ou inibem a montagem de uma proteína crucial na formação das células musculares.
Resposta. O que é Atrofia muscular? - Incapacidade de se mover normalmente. A causa da atrofia muscular por desuso é a falta de atividade física, ou seja, os músculos não são usados o suficiente.
É uma redução no volume e na função de uma célula ou um órgão. Ela é resultante da resposta adaptativa da célula ao estresse persistente, que leva à redução de suas funções, com diminuição das necessidades ener-géticas e consequente diminuição de volume.
Atrofia Muscular é a redução de volume do músculo. Trata-se da perda de volume e enfraquecimento muscular devido a diminuição do tamanho das células. Essa doença, muito comum na terceira idade, tem tratamento mas pode ser facilmente evitada prevenindo-se e adotando hábitos saudáveis.
A atrofia uterina caracteriza-se como uma consequência da menopausa (seja ela fisiológica, induzida por cirurgia ou medicamentosa). Pode ser acompanhada por mucosas secas, diminuição da libido, incontinência urinária, ganho ponderal, alterações cardiovasculares, depressão e ansiedade.
Caquexia é a perda de tecido adiposo e músculo ósseo. Ocorre em muitas doenças e é comum em vários tipos de câncer quando seu controle falha. Alguns tipos de câncer, em especial pancreático e gástrico, produzem caquexia profunda. Alguns pacientes podem perder 10% a 20% do seu peso corporal.
Como o médico diagnostica a caquexia ?
A caquexia relacionada ao câncer é uma síndrome multifatorial que ocorre entre 50 a 80 % dos pacientes com câncer avançado. Caracteriza-se por perda de tecido adiposo e muscular, associado a processo inflamatório sistêmico e consequente redução de massa corpórea.
Significado de Caquético [Pejorativo] Senil; que, pela idade avançada, possui uma saúde debilitada.
Fraqueza; Diminuição da atividade do sistema imunológico; Cansaço excessivo; Perda de apetite.