Para McGregor (1999), uma filosofia Teoria X sugere que as metas dos trabalhadores e da organização vivem em conflito e que aqueles são antes de tudo motivados por recompensas extrínsecas e pelo temor da punição. Inicialmente esta teoria sugere uma estratégia gerencial “dura”.
A Teoria Y diz que as pessoas tratam o trabalho como uma coisa comum e boa da vida, assim como os momentos de lazer. É completamente o oposto da outra teoria, ou seja, as pessoas são consideradas altamente competentes. Também são mais responsáveis e criativas e gostam de trabalhar e desenvolver suas atividades.
Dessa maneira, o Comportamento Organizacional influencia todo o clima da corporação e pauta quais são as visões e impressões que as pessoas ligadas à ela possuem desse local de trabalho em questão.
O fator humano, ambiente externo, sistema de objetivos e estratégias e tecnologia são os fatores que condicionam o estabelecimento das estruturas organizacionais. Adota o tamanho da organização, a estratégia, a tecnologia e o ambiente como fatores condicionantes.
Os valores do comportamento humano nas organizações Uma das bases do comportamento individual é o conceito de valores. Valores representam convicções essenciais que determinam um modo específico de conduta do indivíduo, baseado no que se acredita ser correto e importante.
No contexto das organizações, os valores influenciam o comportamento dos membros e orientam a vida da empresa, além de atuarem como elementos integradores no sentido de que são compartilhados por seus membros (OLIVEIRA; TAMAYO, 2004).
A cultura organizacional representa os hábitos, as crenças, os valores e as políticas internas e externas de uma empresa. Tais fatores ajudam a otimizar a produtividade do trabalho da equipe, uma vez que, implementada uma boa cultura, cresce o nível de satisfação e de motivação dos colaboradores.
Diz respeito a variáveis que se relacionam ao indivíduo: Características biográficas, habilidades, valores e atitudes, personalidade e emoções. Essas variáveis influenciam na percepção da realidade, tomada de decisão individual e escolhas, aprendizagem individual e motivação.
9 dicas para melhorar o clima organizacional
Quais as 5 dicas para melhorar clima organizacional?
9 dicas simples para melhorar o clima organizacional
Sendo assim, fatores como o ambiente, cenário econômico, estrutura e as relações interpessoais é que definem os tipos de clima organizacional de uma empresa. Aliás, empresas que conseguem manter um bom clima organizacional possibilitam caminhos para atrair e reter talentos.