O Movimento Filosófico Seicho-no-ie concentra seus ensinamentos por meio da prática de gratidão à família e a Deus e no poder da palavra positiva, que segundo a doutrina, pode influenciar uma vida feliz.
No catolicismo existe. A Seicho-no-iê explica que não existe pecado, porque o homem é parte de Deus e, por isso, não adoece nem morre". "Hoje não existe mais pecado, porque a evolução modificou: antes tudo era pecado; hoje ninguém mais fala em pecado, já desapareceu.
17 de junho de 1985
Masaharu Taniguchi
Masaharu Taniguchi, fundador da instituição religiosa Seicho-No-Ie. Há a exposição completa da doutrina filosófica-religiosa da Seicho No Ie, trata-se de um compêndio sobre filosofia, educação, psicologia, medicina psicossomática, ética, leis mentais, religião, parapsicologia e sociologia.
A visita de Masaharu Taniguchi ao Canadá, EUA e, em especial ao Brasil, país onde Taniguchi passou três meses em 1963, foi o marco da internacionalização da religião.
Seicho-no-Ie (生長の家) ou Lar do Progredir Infinito em português é uma nova religião de origem japonesa (Shinshūkyō) fundada em 1930 e que se faz presente em todo o mundo. A instituição religiosa se caracteriza pelo não-sectarismo, pelo estímulo ao aperfeiçomento e pelo cuidado ambiental.