A sensação de plenitude pode ocorrer após uma refeição pequena (saciedade precoce), ser uma sensação de plenitude excessiva após uma refeição normal (sensação de plenitude pós-prandial) ou não ter relação com as refeições.
A flatulência ou inchaço abdominal são termos usados para designar o grande acumulo de gás no estômago ou intestino. Esse acúmulo de gás é normalmente expelido pela boca ou ânus. A alimentação desempenha um papel importante na superprodução de gases intestinais.
Sintomas de dispepsia
A gastrite nervosa, também conhecida como dispepsia funcional, é uma doença do estômago que, apesar de não causar inflamação no estômago como a gastrite clássica, também provoca sintomas como azia, queimação e sensação de estômago cheio, e surgem devido a questões emocionais, como stress, ansiedade e nervosismo.
Várias doenças podem causar dispepsia, mas as mais comuns são a gastrite, o refluxo gastroesofágico e a úlcera gástrica ou duodenal. O problema é que entre os pacientes que apresentam queixas de dispepsia, apenas 25% acabam obtendo um diagnóstico que justifique os seus sintomas.
Causas
10 remédios caseiros para má digestão
A barriga inchada, ou também chamado de distensão abdominal, é um quadro no qual o abdômen fica com um tamanho maior do que o normal e com uma sensação de estar desconfortavelmente cheia.
Chamamos de edema os inchaços provocados pelo acúmulo de líquido na pele. Se as suas pernas incham, é porque há retenção de líquido no tecido subcutâneo dos membros inferiores. Quando esse acúmulo de líquido ocorre não na pele, mas sim dentro da cavidade abdominal, o nome que damos é ascite.
Como saber se é retenção de líquidos Uma forma de saber que é retenção de líquido é pressionando o local que está inchado por cerca de 30 segundos, caso a região fique marcada é indicativo de que há o acúmulo de líquidos no local.