A camada de valência do flúor é a L, e possui 7 elétrons.
O flúor é um mineral natural encontrado em toda a crosta terrestre e largamente distribuído pela natureza. Alguns alimentos contêm flúor, assim como a água fornecida por algumas empresas de serviço público. O flúor é geralmente adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes.
A fraca energia de ligação F-F, associada à elevada energia de ligação do flúor com outros átomos está na origem da sua elevada reactividade. O flúor reage na realidade, com quase todos os elementos da tabela periódica, com algumas (poucas) excepções, como por exemplo, o oxigénio e os gases raros mais leves.
No texto Ligações Químicas foi mostrado que as ligações químicas que se estabelecem entre os átomos dos elementos ocorrem entre os elétrons da camada mais externa da eletrosfera (camada de valência).
Flúor é um elemento químico, símbolo F, de número atômico 9 (9 prótons e 9 elétrons) de massa atómica 19 u, situado no grupo dos halogênios (grupo 17; anteriormente denominado VIIA) da tabela periódica.
9
sabendo que o flúor tem 7 elétrons na camada de valência isso vale também para o cálcio que tem 2 elétrons na camada de valência.
- É utilizado na fabricação de polímeros como o conhecido Teflon, que possui grande resistência química e baixo coeficiente de atrito, é por isso que as panelas feitas deste material são antiaderentes.
A eletronegatividade é uma propriedade periódica dos elementos que indica a tendência que cada um tem de atrair os elétrons em uma ligação química. O átomo de oxigênio é mais eletronegativo que o carbono, o que significa que ele atrai os elétrons da ligação com mais força. ...