1) Etiologia: estuda as causa das doenças. 2) Patogenia: é o processo de eventos do estímulo inicial até a expressão morfológica da doença. 3) Alterações morfológicas: alterações estruturais em células e tecidos características da doença ou diagnósticas dos processos etiológicos.
Lesão ou processo patológico é o conjunto de alterações morfológicas, moleculares e/ou funcionais que surgem nos tecidos após agressões.
Apoptose é uma forma de morte celular programada, ou "suicídio celular". É diferente de necrose, na qual as células morrem por causa de uma lesão. A apoptose é um processo ordenado, no qual o conteúdo da célula é compactado em pequenos pacotes de membrana para a "coleta de lixo" pelas células do sistema imunológico.
Necrose Hemorrágica: Ocorre em alguns órgãos internos, quando há obstrução do fluxo sanguíneo acumulando sangue no tecido (hemorragia), esse acúmulo de sangue diminui o nível de oxigênio necrosando o tecido. Apoptose: Essa modalidade e dita como a morte celular programada ou morte celular não seguida de autólise.
Existem dois tipos de morte celular: a necrose, processo agudo provocado por uma lesão celular generalizada, e a apoptose, mecanismo mais apurado, não inflamatório. Na apoptose participam diversos mecanismos genéticos e celulares, sendo um processo geneticamente programado que responde a mecanismos homeostáticos.
Os tipos de morte celular também podem ser agrupados em morte celular acidental, quando há um dano instantâneo a integridade física celular e a sua desagregação; e em morte celular regulada, quando os estímulos que desencadeiam a morte seguem uma cascata de reações bioquímicas e moleculares e modificam estruturalmente ...