Amostragem por cotas [Não-Probabilística] Para efetuar esse tipo de amostragem, deve-se primeiramente segmentar o universo estudado em características. Por exemplo, dividir a população de uma cidade em cotas como idade, sexo e escolaridade.
A amostragem não probabilística corresponde a toda seleção da amostra ocorrida aleatoriamente, propiciando que os participantes tenham chances iguais de ser selecionado, isto é não existe predefinição de perfil.
A amostra que pode ser feita facilmente quando há uma ordenação natural dos elementos da população é a amostragem sistemática.
Primeiramente, vamos contextualizar de maneira simples: amostra de pesquisa é uma parte representativa do público a ser pesquisado. Ao realizar uma pesquisa com os consumidores de cerveja, por exemplo, não é necessário ou mesmo possível mapear e conversar com todos os consumidores de cerveja do Brasil.
Consiste em dividir a população em subgrupos (estratos) que denotem uma homogeneidade maior que a homogeneidade da população toda, sob a análise de variáveis de estudo. ... Uma amostra estratificada proporcional garante que cada elemento da população tenha a mesma probabilidade de pertencer à amostra.