A ideia central é a busca pelo conhecimento e pela confiança em si e o reconhecimento de valores como respeito e tolerância ao próximo. Além de reforçar a luta contra os preconceitos que já estavam enraizados nos alunos e a busca pela solução de problemas de desigualdades sociais.
Esse filme Escritores da Liberdade é excelente para trabalhar a ética kantiana, que foi a primeira Ética do Dever. Um dos momentos mais impactantes do filme foi a senhora Miep Gies (aquela que abrigou Anne Frank), ao ser chamada de heroína por Marcus (Jason Finn), dizer que ela não fez nada além do que o seu dever.
A verdadeira Erin Gruwell e a Freedom Writers Foundation Em 2007, a sua história foi adaptada para o cinema. Em 1998, Gruwell lançou a Freedom Writers Foundation, uma fundação que tem como intuito espalhar a sua vivência em sala de aula retirada do convívio com alunos considerados problemáticos.
Quando foi feito o “Brinde pela Mudança”, um dosalunos, pouco conhecido pelos colegas, contou algo que comoveu todos. Que fato foi esse? R: Por que ele trata a Victoria como um tipo de porta voz para o povo negro.
5 – Qual foi a cena do filme que mais lhe tocou? Quando um dos alunos lê o diário para a turma na volta das férias e conta que foi despejado, e estava sem casa, e mesmo assim não havia desistido da escola, pois com a diferença que a professora promoveu na turma, sentia que ali era seu lar.