As estações são causadas pela inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à perpendicular ao plano definido pela órbita da Terra (plano da eclíptica) (Fig. 2.
As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal conseqüência é a mudança das estações do ano. Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações.
O que causa as estações é o fato de a Terra orbitar o Sol com o eixo de rotação inclinado, e não perpendicular ao plano orbital. O ângulo entre o plano do equador e o plano orbital da Terra é chamado obliquidade da eclítica e vale 23°27′.
Resposta. Resposta: O eixo da rotação da Terra tem uma inclinação de 23º 27”, o que contribui para uma distribuição desigual da luz solar no planeta ao realizar simultaneamente os movimentos de rotação e translação.
É direta a relação entre a forma da terra e a distribuição do calor, sendo que o calor que o planeta absorve do sol se dá sempre em apenas uma metade por vez, por assim dizer. Sempre que é dia em um ponto do planeta, no outro é noite.
A medida que a Latitude aumenta, a incidência de raios solares passa a aquecer a superfície terrestre com menos intensidade, resultando em diferentes paisagens.
Se a Terra parasse de girar de repente, tudo o que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente daqui: pessoas, árvores, animais, cidades, oceanos e até mesmo o ar da atmosfera. ... Tudo por causa da inércia dos corpos, já que tudo que existe na Terra, inclusive o ar, gira junto com o planeta.
66,5 o
Consequências do movimento de translação da Terra: As estações do ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno). A desigualdade dos dias e das noites (O facto de, em algumas alturas do ano, os dias serem muito grandes, e as noites pequenas, e vice-versa).
Resposta. a principal consequência é o passar dos anos. ... movimento de translação se passa 1 ano.) a outra consequência São as estações do ano.