As formações vegetais são associações específicas de vegetais que se desenvolvem de acordo com o tipo de clima, relevo e solo do local em que se situam. A influência do clima é a de maior relevância, havendo uma relação entre a formação vegetal e a região climática característica.
A relação entre clima e vegetação. CLIMA e VEGETAÇÃO são elementos naturais que dependem um do outro. A temperatura e a quantidade de chuvas, por exemplo, influenciam nas características da vegetação. Certas plantas somente crescem em áreas de climas quentes e úmidos.
Resposta: A influência da vegetação sobre o clima ocorre através da alteração de dois elementos atmosféricos: a temperatura e a umidade do ar. Explicação: ... A temperatura e a quantidade de chuvas, por exemplo, influenciam nas características da vegetação.
A ausência de vegetação sobre o clima pode acontecer de diversas formas, seja no escoamento rápido da água, até mesmo no aumento da temperatura média do local. ... Um local sem vegetação, quando acontece uma chuva a água que seria absorvida por plantas, passará a escoar deixando o clima mais seco.
Os elementos que mais interferem na vegetação de uma determinada região são o solo e o clima.
A dilatação é o fenômeno que um corpo sofre com o aumento da temperatura que consequentemente aumenta a agitação das moléculas, então se a temperatura diminuir o corpo sofrerá retração. ... Isso quer dizer que o coeficiente de dilatação é um fator que determinante nesse aumento.
O tipo de vegetação pelo qual o Nordeste é mais conhecido é a que forma a caatinga. Típica do sertão e do clima semiárido, esta formação vegetativa pode ser encontrada em todos os estados da região, exceto no Maranhão.
Nas regiões onde prevalece o clima semiárido encontra-se a Caatinga. No extremo oeste da região Nordeste, onde o clima é o equatorial, a vegetação encontrada é a floresta Amazônica, além da ocorrência de Mata dos Cocais.