120 questões
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 45 questões. Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões. Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões. Matemática e suas Tecnologias: 45 questões.
A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.
Em poucas palavras, para você compreender: Se você acertar metade das questões objetivas no Enem a sua nota não será de 500 pontos (numa escala máxima de 1000 pontos). Poderá ser muito maior, ou mesmo ficar abaixo da metade dos pontos. Tudo depende do tipo de questões que você acertar.
700 pontos, mais ou menos: 32 ou 33 acertos em cada uma das quatro provas. 800 na Redação.
De 600 a 700 pontos: Engenharia (diversas), Direito, Jornalismo, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Odontologia, Nutrição, Farmácia, Gastronomia; De 700 a 750 pontos: Medicina, Engenharia Civil (em algumas faculdades), Direito (em algumas faculdades).
Em algumas instituições, ela pode chegar a mais de 800 pontos, um valor inatingível para muitos estudantes brasileiros. De acordo com as notas médias entre os estudantes, com base em edições recentes do Sisu, é preciso tirar de 678 a 834 pontos para garantir sua vaga em Psicologia numa instituição pública.
Para entrar no curso de Direito de qualquer faculdade participante do Sisu, é preciso mirar alto, muito alto! Se você é uma dessas pessoas, procure acertar pelo menos 35 questões de cada prova objetiva e alcançar 800 pontos na redação.
No geral, as matérias mais cobradas nos vestibulares de medicina são: Português, Matemática, Biologia e Química.
Independentemente da faculdade escolhida, as disciplinas que têm maior peso para a prova de Medicina são a Química, a Física e, principalmente, a Biologia, que é a área base do curso.
Em medicina, a prova da redação do Enem passa a ter peso 2 e nota mínima 450. A prova de matemática também terá peso 2 e nota mínima 450. Linguagens permanece com peso 2, mas a nota mínima subiu para 500. Ciências humanas continua com peso 1 e passa a ter nota mínima 450.
Interessado em saber mais sobre faculdades e cursos?
Uma forma de conseguir uma boa nota para o curso de Odontologia é acertar todas as questões fáceis e ter um bom número de acertos nas médias e difíceis. Enfim, todas as matérias do Enem — Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Humanas — são de peso para o curso de Odontologia.
A média aritmética ponderada é calculada multiplicando cada valor do conjunto de dados pelo seu peso. Depois, encontra-se a soma desses valores que será dividida pela soma dos pesos.
Como calcular a nota do ENEM com pesos? Some as notas das 5 áreas dos conhecimento e divida por 5. Pronto, assim você terá a média simples da nota do Enem. Fique atento, pois algumas faculdades podem ter peso, assim sendo, some o valor das 5 notas, multiplique pelo valor dos pesos e divida pela soma dos pesos.
Quando calculamos a nota por peso dizemos que uma prova que vale 10 tem peso de 6 na media pois seu 10 valeria apenas 6. Logo, o peso de sua nota 6 na prova, contará como 1,2 na media.
O IMC é calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado. Ou seja, de forma mais simples, você multiplica sua altura por ela mesma e depois divide seu peso pelo resultado da última conta. Por exemplo, uma pessoa com 1,70 m e 70 kg fará o seguinte cálculo: NÃO PARE AGORA...
Isso quer dizer que as notas de cada uma das quatro provas e da redação são multiplicadas por um número, que pode variar entre um e quatro. Após a multiplicação, o total é somado e então dividido por cinco, resultando na média final. Vale lembrar que o valor dos pesos aplicados nas notas variam de acordo com o curso.
O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). No entanto, alguns materiais sólidos como os cones, cilindros, pirâmides e esferas possuem fórmulas próprias, uma vez que suas dimensões e formas são específicas.
O volume de um cubo é determinado através do produto da área da base pela altura, como já foi dito que as arestas do cubo possuem medidas iguais, então temos que V = Ab * a ou V = a * a * a → V = a³. Observe: Não pare agora...
Entenda a fórmula. Logo, a fórmula para determinar o volume de um prisma trapezoidal será V = [(b1 + b2) x a x 1/2] x h, onde b1 e b2 representam as bases maior e menor do trapézio, a representa a altura do trapézio e h representa a altura do prisma.
Volume da solução 1 = 100 mL ou 0,1 L (depois de dividir por 1000) Massa do soluto na solução 1 = 10 g. Volume da solução 2 = 100 mL ou 0,1 L (depois de dividir por 1000) Massa do soluto na solução 2 = 20 g.