Quando a concentração em quantidade de matéria (em mol/L ou molar) de um participante da reação é alterada (seja diminuída ou aumentada), irá ocorrer o deslocamento do equilíbrio, desde que esse participante não esteja no estado sólido.
O aumento da concentração dos reagentes e a diminuição da concentração dos produtos provocam o deslocamento do equilíbrio químico para a direita e vice-versa. ... Uma dessas alterações é a variação da concentração, o que envolve retirar ou adicionar reagentes ou produtos.
Existem três fatores que podem gerar essa espécie de “perturbação” numa reação em equilíbrio químico e assim provocar o seu deslocamento, que são: concentração das substâncias participantes na reação, temperatura e pressão.
Trata-se da sigla que representa a constante de equilíbrio químico em termos de concentração em quantidade de matéria. Kc é a sigla que representa a constante de equilíbrio em termos de concentração de uma determinada reação química. ... Kc < 1, o sistema não está em equilíbrio e a reação inversa está predominando.
A constante do equilíbrio pode ser calculada por meio das concentrações em mol/L, sendo chamada, por isso, de Kc. Para calcular o Kc, basta montar a expressão do equilíbrio e utilizar os valores das concentrações molares dos participantes, desde que elas estejam no equilíbrio.
A constante de equilíbrio não possui unidade, é adimensional. A constante de equilíbrio KC é dada pela razão (divisão) das concentrações dos produtos pela concentração dos reagentes da reação direta, elevados a expoentes iguais aos seus coeficientes estequiométricos da reação química.
A constante de equilíbrio é um valor que relaciona as concentrações das espécies reagentes e do produto no momento em que ocorre o equilíbrio. ... Em caso da ocorrência da reação em fase gasosa, a constante é comumente expressa Kp, em função das pressões parciais das espécies presentes no equilíbrio.
A constante do equilíbrio em termos de pressões parciais (Kp) é calculada com a divisão do produto entre as pressões dos produtos da reação pelos seus reagentes. ... Essa constante trabalha com os valores dos participantes gasosos de um equilíbrio na unidade atm, por exemplo.
O equilíbrio químico no qual todas as substâncias que fazem parte são de mesma fase ou estado físico é chamado de equilíbrio homogêneo. O equilíbrio heterogêneo é aquele no qual uma substância, no mínimo, está em uma fase diferente das outras.
Equilíbrio homogêneo é quando todas as substâncias se encontram na mesma faze de agregação, ou seja, todas estão no estado liquido ou gasoso. Equilíbrio heterogêneo é quando pelo menos uma das substancias se encontra no estado físico diferente das outras.
As reações heterogêneas ocorrem em reatores catalíticos na presença de um sólido, como reagente ou como catalisador em fase gososa ou liquida ou ambas, dependendo do tipo de processo utilizado. ... Se os reagentes e produtos se encontram em fase gasosa, a reação catalítica promove a reação a reação química.
Podemos afirmar que os equilíbrios heterogêneos representados a seguir são heterogêneos, uma vez que um dos produtos é um sólido. Como não possui nenhuma substância gasosa, essa reação não possui expressão definida para Kp.
O equilíbrio químico ocorre quando, em uma reação reversível, a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa. Uma vez atingido o estado de equilíbrio, as concentrações de reagentes e produtos permanecem constantes. ... Por isso, podemos dizer que o equilíbrio é um equilíbrio dinâmico.
O equilíbrio químico ocorre quando as velocidades de vaporização e condensação de uma reação se igualam. ... Ela ocorre tanto em processos químicos como em processos físicos e consiste na junção das reações direta e inversa.