A Cruz Vermelha Brasileira é reconhecida pelo governo brasileiro como sociedade de socorro voluntário, autônoma, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde, bem como única sociedade nacional da Cruz Vermelha autorizada a exercer suas atividades em todo o território brasileiro.
Desde a sua criação em 1863, o único objetivo do CICV é garantir a proteção e a assistência às vítimas de conflitos armados e tensões. A sua história é a história do desenvolvimento da ação humanitária, das Convenções de Genebra e do Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
Origem da Cruz Vermelha O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho surgiu em 1863, na cidade de Genebra, localizada na Suíça. Sua criação aconteceu para atender a uma carência do mundo na segunda metade do século XIX: a amenização do sofrimento daqueles que enfrentavam conflitos armados.
Numa palavra: proteção. Em um mundo repleto de símbolos, o que a cruz vermelha, o crescente vermelho e o cristal vermelho significam? São símbolos da proteção que o Direito Internacional confere aos doentes e feridos, assim como aos que prestam assistência, durante um conflito armado.
Henri Dunant
Confederação Suíça
A origem da Cruz Vermelha é de 1863, quando o suíço Jean Henri Dunant, durante uma viagem de negócios pela Itália, em 1859, testemunhou a Batalha de Solferino, travada entre tropas austríacas e francesas, que teve quase 40 mil baixas.
A Cruz Vermelha indica os primeiros socorros enquanto a seringa representa o conhecimento técnico e a precisão.
Entre os projetos de bandeiras com símbolos comuns estão aqueles que têm uma imagem do sol. Essas bandeiras incluem as de países como Argentina, Japão, Níger, Nepal, Malawi, República da China (Taiwan), Uruguai, Ruanda, Namíbia, Bangladesh e muitos outros.
Também chamada de Pavilhão Nacional
As bandeiras nórdicas da esquerda para a direita: a bandeira da Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia e Dinamarca.
Muitas pessoas confundem a bandeira da Inglaterra com a bandeira do Reino Unido. A da Inglaterra, com a Cruz de São Jorge, representa apenas este país. Já a bandeira do Reino Unido representa todos os países do reino, sendo Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
Símbolos nacionais representam a identidade de uma nação, diz consultor