O CFA, ou Chartered Financial Analyst, é a certificação financeira internacional de maior reconhecimento para os profissionais que desejam trabalhar no mercado financeiro.
Para ser detentor da certificação CFA o candidato precisa passar por três etapas:
CEA: deve-se ter no mínimo 70% de acertos do total de questões, logo, 49 questões; ANCORD: deve-se ter no mínimo 70% de aproveitamento do total de questões, logo, 56 questões. Mas, cuidado, é obrigatória para a sua aprovação ter no mínimo 50% das questões corretas dos Módulos 1,3, 8 e 15.
Atualmente, tem pouco menos de 5 mil pessoas certificadas com o CEA em todo o Brasil, e isso mostra o quanto o mercado financeiro ainda está carente de profissionais nessa área. A prova é composta por 70 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas.
Para os certificados, a validade da CEA é de 5 anos e ela pode ser renovada através de curso oferecido pela própria empresa em que trabalha ou pelo ofertado pela Anbima.
Para obter a certificação CEA é preciso fazer a prova da Anbima e atingir no mínimo 70% de acertos. No total a prova contem 70 questões, sendo necessário acertar 49 para obter a aprovação. Deste modo, a prova do CEA tem duração de 3h30 e pode ser agendada no site da Anbima.
A CEA (Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento) é uma certificação que habilita profissionais do mercado financeiro a atuarem como especialistas em investimentos. Eles podem recomendar produtos de investimentos para clientes em diversos segmentos, além de assessorar gerentes de contas.
O que cai na prova da CEA?