4 Remédios caseiros para Piolhos
A primeira coisa que queremos deixar claro é que as lêndeas mortas, geralmente, não existem. A principal razão pela qual dizemos que as lêndeas estão mortas, é porque as cápsulas delas permanecem no cabelo, mesmo após o nascimento dos piolhos. Isto é muito diferente de existir um piolho morto no interior dessa cápsula.
As lêndeas aderidas aos fios vão se afastando, à medida que os cabelos crescem, de modo que aquelas situadas além de 0,7 cm da base do cabelo seriam lêndeas mortas ou já eclodidas, uma vez que os ovos necessitam do calor da cabeça para eclodir. Eles são muito pequenos e difíceis de ver.
A infestação dos piolhos principais é causada por um insecto minúsculo chamado o capitis do humanus do Pediculus. A infestação dos piolhos pode afectar a cabeça, o corpo (por corporis da variedade do humanus do Pediculus) e o virilha (púbis de Pthirus).
Existe lêndea morta? Também é comum ouvir dos pais que seu filho não tem piolho, tem lêndea morta. Isso é uma lenda. Quando uma lêndea aberta é encontrada, é sinal de que tem um piolho no couro cabeludo.
4 dicas para acabar com piolho
MITO - Cortar ou raspar o cabelo não trata e nem impede a contaminação, apenas facilita a identificação do parasita. MITO - O piolho não possui a capacidade saltar, voar ou pular de uma cabeça para outra, ele se arrasta.
Também não use pesticidas ou substâncias como querosene: além de tóxicos, não matam os ovos; É mais fácil identificar e tratar os piolhos quando o cabelo é curto, mas o comprimento do cabelo não influi no risco de infestação nem em seu tratamento; A família toda deve ser examinada.
Itens compartilhados entre amigos ou familiares, como roupas, fones de ouvido, escovas de cabelo, pentes, enfeites de cabelo, toalhas, cobertores, travesseiros e brinquedos de pelúcia. O contato sexual com pessoas que tenham piolho na região pubiana também pode causar o surgimento do problema.
Como prevenir piolhos e evitar infestação
Outro remédio caseiro para eliminar piolhos usa duas porções de fubá, uma porção de arruda e quatro xícaras de água. Ferve-se a água com a arruda por uns cinco minutos, acrescenta-se o fubá, mexendo sempre para não encaroçar, até que virar um mingau grosso. Aplicar em todo o cabelo, após esfriar, esfregando bem.
Para retirar a lêndea, é recomendável que se utilize uma mistura de água e vinagre, na mesma proporção. Passe um pedaço de algodão molhado com a solução em três ou quatro fios de cabelo, da raiz até as pontas. Essa é uma receita caseira segura, que não traz riscos à saúde humana.
Vinagre, querosene e óleo queimado são algumas das soluções caseiras.
Utilize a seguinte proporção: metade vinagre, metade água. Borrife no cabelo molhado e deixe agir por 30 minutos. Se for possível, coloque uma touca (minha filha não permitia essa parte, então íamos sem touca mesmo!!!). A acidez mata piolhos e lêndeas.
A maneira mais simples e eficaz para combater a pediculose é o uso do pente fino tanto para prevenir como para eliminar lêndeas e piolhos explica os especialistas. - Deixe o cabelo limpo, levemente úmido e desembaraçado; - Passar o pente Tira-Tira desde a raiz até as pontas completando a cabeça.
Os piolhos passam por três estágios de desenvolvimento. A fêmea do piolho coloca seus ovos, conhecidos como lêndeas, envoltos numa espécie de cola que os adere aos fios de cabelo. De sete a dez dias depois, estes ovos liberam as ninfas – nome do estágio do piolho logo que sai do ovo.
A permetrina pode ser utilizada a partir dos 2 meses de idade e seu uso é seguro na gestação. Deve-se fazer a retirada manual das lêndeas, com pente fino, a cada 2 a 3 dias, até a completar remoção de todos os ovos.
Acredita-se que a origem do piolho seja africana. O parasito deve ter chegado e se estabelecido aqui por meio de migrações até mesmo antes dos colonizadores. É uma infecção pré-histórica brasileira, e o achado evidencia a dispersão dessa infecção.
Orienta-se lavar os cabelos com shampoo normal (não usar condicionador) e secar com auxílio de uma toalha. Aplicar o produto nos cabelos quase secos até saturar e em todo couro cabeludo, não esquecendo de aplicar na nuca e atrás das orelhas. Deixar agir por 10 minutos e enxaguar com água morna.
Lave o cabelo com xampu de sua preferência, enxágue-o e enxugue com a toalha. Agite bem o frasco de Piolixina® e aplique nos cabelos ainda úmidos, cobrindo todo o couro cabeludo, esfregando abundantemente em toda a extensão, principalmente atrás das orelhas e na nuca, onde os piolhos e as lendêas se concentram mais.
Massageie o produto na pele, desde a cabeça até a sola dos pés prestando-se atenção especial entre os dedos das mãos e dos pés, sob as unhas das mãos e dos pés, pulsos, axilas, nádegas e parte externa do órgão genital. Não aplicar sobre membranas mucosas, ou próximo dos olhos.
A permetrina 5% tópica é o tratamento de primeira escolha para tratar escabiose. Deve-se aplicar a loção do pescoço para baixo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, regiões interdigitais, periumbilical, genital e áreas sob as unhas. Faz-se a remoção do produto, no banho, 8 a 14 horas após a aplicação.
Permetrina é uma loção indicada no tratamento de infestação por piolhos e lêndeas (ovos de piolhos). Permetrina Loção age sobre os piolhos provocando paralisia do inseto, facilitando sua remoção. Permetrina é indicada no tratamento de infestação por piolhos e lêndeas (ovos de piolhos).
Permetrina 10mg Loção Com 60ml - Prati, Donaduzzi - drogariavenancio. Faltam R$ 130,00 para ganhar FRETE GRÁTIS!
Massageie o produto na pele, desde a cabeça até a sola dos pés, prestando atenção especial a região entre os dedos das mãos e dos pés, sob as unhas, punhos, axilas, nádegas e parte externa do órgão genital. Não aplicar sobre mucosas, ou próximo dos olhos.
Lave o cabelo com xampu de sua preferência, enxágue-o e enxugue com a toalha. Agite bem o frasco de Pediletan® e aplique nos cabelos ainda úmidos, cobrindo todo o couro cabeludo, esfregando abundantemente em toda a extensão, principalmente atrás das orelhas e na nuca, onde os piolhos e as lêndeas se concentram mais.