O uso do GNU Octave pode ser feito de três formas básicas:
GNU Octave é uma linguagem computacional, desenvolvida para computação matemática. Possui uma interface em linha de comando para a solução de problemas numéricos, lineares e não-lineares, também é usada em experimentos numéricos.
Para definir uma função é preciso criar um ficheiro . m com o nome da função, tal como se faz para criar um programa. Ou seja, se se pretende criar uma função quadrado, tem que se criar um novo documento quadrado. m, onde será definida a função.
A forma mais simples de definir um vetor em Octave é listando os valores do mesmo entre '[' e ']'. Pode separar cada um dos elementos com vírgulas ou com espaços.
Faça o download do instalador do Octave para o Windows....GNU Octave no Ubuntu
A instalação do Octave no Windows é muito simples:
Para representar o mesmo graficamente, usa-se o comando plot, como se viu anteriormente. O comando plot gerou uma nova figura, onde aparece o gráfico desejado, com os valores do primeiro vetor. Aconte que o gráfico anterior (resultante do plot(x,y)) é substituído pelo mais recente plot(x,z).
Octave é escrito em C++ usando bibliotecas STL. Octave usa um interpretador para executar os scripts dessa linguagem. Octave é extensível a partir da utilização de módulos carregáveis.
A instalação do Octave no Windows é muito simples: