21 de junho
Quando no hemisfério Norte é inverno, no hemisfério Sul é verão. ... Durante o inverno, as noites são mais longas, pois o Sol se afasta da linha do Equador. É esse afastamento que faz as temperaturas diminuírem. Já durante o verão, os dias são mais longos, pois o Sol se aproxima da linha do Equador e dos trópicos.
Como você já deve estar familiarizado, as estações são: verão, outono, inverno e primavera, respectivamente. Então, com o fim da primavera, inicia-se o verão, e por assim segue. Cada estação dura aproximadamente três meses.
Início das estações do ano no Hemisfério Sul – 2020
O inverno é um das quatro estações do ano, que se inicia no final do outono e termina com o início da primavera. No Brasil, ele começa no dia 20 ou 21 de junho e acaba no dia 22 ou 23 de setembro. Trata-se da estação do ano mais fria, com queda nas temperaturas e, em alguns lugares, precipitação de neve.
A primavera, no Brasil, inicia-se entre os dias 22 e 23 de setembro e segue até o dia 21 ou 22 de dezembro. Como dito anteriormente, ela tem início logo após o fim do inverno e antecede o verão. Em 2019, ela começa no dia 23 de setembro e termina no dia 22 de dezembro.
A primavera é considerada a estação do ano mais agradável para alguns, devido a suas temperaturas amenas e ao aumento da umidade do ar que lhe são característicos. A floração, ou desabrochamento das flores, modifica a paisagem, tornando-a mais alegre e contemplativa.
A primavera de 2020 se inicia às 10h31min de 22 de setembro, e a nova estação poderá trazer extremos nas temperaturas em um único dia e nos acumulados de chuva sobre o Rio Grande do Sul. Isso porque está em formação o fenômeno La Niña, que causa o resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial.
O ar fica naturalmente mais quente durante a primavera no estado de São Paulo, como em toda a Região Sudeste. A frequência de tardes quentes aumenta. O aumento da disponibilidade de calor e de umidade facilita a formação de nuvens carregadas e assim, as pancadas de chuva ficam mais frequentes, inclusive os temporais.
De forma geral, o verão 2021 trará mais chuva para o Estado de São Paulo do que o verão de 2020. Temporais são comuns na estação e podem ocorrer várias vezes em qualquer região do estado. Em relação à temperatura, não há expectativa de calor extremo. O verão 2021 deve ser com temperaturas dentro da média.