A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las. Na maioria dos casos o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.
Uma dosagem isolada na admissão do paciente com dor torácica pode alcançar valor preditivo negativo de 95%, semelhante a estratégia de seriar troponina durante 6-9-12h.
A troponina de alta sensibilidade, ou troponina ultrassensível, é uma medição recentemente incorporada à prática clínica que tem a capacidade de detectar elevações mínimas desse marcador e, principalmente, de maneira bem mais precoce que os ensaios tradicionais, provavelmente já na admissão do paciente na sala de ...
O paciente com IAM deve receber um tratamento clínico, com terapia trombolítica ou a angioplastia percutânea de emergência. Essas terapias ajudam a aliviar a dor e reduzir a lesão permanente do músculo do miocárdio.
Para determinar se alguém teve um infarto do miocárdio ou lesão do músculo cardíaco. Imediatamente e a intervalos de 4 a 6 horas, em pessoas que sentem dor torácica ou outros sintomas que podem ser devidos a um infarto do miocárdio. Amostra: Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço.
A elevação dos níveis de cTnI no soro ocorre entre 4 e 6 horas após a dor precordial, atinge um pico em 12 horas e permanece elevada por 3 a 10 dias após um evento isquêmico único. Ocorre um segundo pico de menor intensidade, entre o terceiro e o quarto dia após o infarto.
COLETA E PREPARAÇ Ã O DA AMOSTRA Separe o soro ou plasma do sangue o mais rapidamente possível para evitar hemólise. Use somente amostras claras não hemolisadas. O teste deve ser realizado imediatamente após a coleta da amostra. Não deixe as amostras à temperatura ambiente por períodos prolongados.
Considerando as limitações da CK total, o CKMB é um marcador mais específico para detecção de lesões no miocárdio, pois 25 a 46% da concentração desta enzima encontram-se no músculo cardíaco e apenas 5% no musculoesquelético.
Causas de elevação dos níveis de CPK Certos medicamentos, como as vastatinas e os fibratos (usados para tratar as anormalidades do colesterol e suas frações), podem elevar a CPK total.