ESCRAVIDÃO, ESCRAVO NEGRO: a chamada "escravidão moderna, ou escravidão negra" começou com o tráfico africano no século XV, por iniciativa dos portugueses (em 1444, estes começam a adquirir escravos negros no Sudão), com a exploração da costa da África e a colonização das Américas.
A escravidão no Brasil iniciou-se por volta da década de 1530, quando os portugueses implantaram as bases para a colonização da América portuguesa, para atender, mais especificamente, à demanda dos portugueses por mão de obra para o trabalho na lavoura.
A abolição do trabalho escravo ocorreu por meio da Lei Áurea, aprovada no dia 13 de maio de 1888 com a assinatura da regente do Brasil, a princesa Isabel. A abolição da escravatura foi a conclusão de uma campanha popular que pressionou o Império para que a instituição da escravidão fosse abolida de nosso país.
dia 25 de março de 1884
Em 25 de março de 1884, o presidente da província, Satiro de Oliveira Dias, declarou a libertação de todos os escravos do Ceará, tornando o estado o primeiro a abolir a escravidão no país. Isso foi possível graças a Francisco José do Nascimento, também conhecido como Dragão do Mar ou Chico da Matilde.
Abolição da escravatura: Data Magna do Ceará completa 137 anos. É comemorada nesta quinta-feira (25/03) a Data Magna do Ceará, que celebra o marco histórico do fim da escravidão no Ceará, o que faz dela feriado estadual. ... Homem de origem humilde, teve participação ativa no Movimento Abolicionista no Ceará.
A carta régia de 13 de maio de 1808 falava de índios botocudos antropófagos que atacavam portugueses e índios mansos na região do vale do rio Doce, em Minas Gerais. Esta lei de 1831 foi a última e definitiva lei revogando a escravidão indígena no Brasil.
A Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888, foi a responsável por abolir a escravidão do país, resultando na libertação de 700 mil escravos.
Na segunda-feira, dia 25 de março, é celebrada a Data Magna do Ceará, feriado instituído em 6 de dezembro de 2011, por lei estadual publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). O dia é feriado em todo o território cearense. Saiba mais – O feriado celebra a abolição dos escravos no Ceará.
No dia 6 de março, Pernambuco celebra a Data Magna, em homenagem à Revolução Pernambucana, quando o Estado se tornou uma uma república independente do resto do Brasil colonial por 75 dias.
O dia 6 de março está instituído como a Data Magna de Pernambuco em alusão à eclosão da Revolução Pernambucana de 1817. A Revolução Pernambucana de 1817 constituiu-se, assim, um governo republicano e liberatório forjado por uma Constituição Provisória. ...
O dia da Data Magna, celebrado nesta sexta-feira, 6 de março, presta uma homenagem a Revolução Pernambucana de 1817, quando o estado de Pernambuco se rebelou contra a monarquia portuguesa e criou uma República independente do resto do país.
Para celebrar a Data Magna do Estado de Pernambuco, em referência ao dia em que eclodiu a Revolução Pernambucana de 1817, o dia 6 de março próximo será feriado estadual.
A Lei Federal n. 9.
Dia da Mulher: 8 de março. Dia da Sogra: 28 de abril. Dia do Homem: 15 de julho. Dia do Amigo: 20 de julho.