Refere-se a um documento escrito por 26 educadores, em 1932, com o título A reconstrução educacional no Brasil: ao povo e ao governo. O grupo defendia novos ideais de educação e lutavam contra o empirismo dominante. ...
O professor é um facilitador da aprendizagem, que auxilia o desenvolvimento espontâneo da criança. Ele não deve ensinar, mas criar situações para que os alunos aprendam. O aluno é o centro do processo de ensino-aprendizagem, um ser ativo.
O professor como facilitador, quer dizer que, o professor irá criar condições para que o ensino e a aprendizagem aconteçam no contexto da sala de aula, ou seja, o professor irá facilitar a aprendizagem do aluno ao criar meios para que o aluno por si “aprenda a aprender”.
Facilitadores são especialistas no processo de aprendizado – não necessariamente no conteúdo em si. Desta forma, confiando na inteligência coletiva e com os objetivos da sessão em mente, eles geram conhecimento através das próprias respostas do grupo.
A finalidade é o de propor como o adulto aprende, não avaliar sua capacidade de aprendizagem. A aprendizagem procede mais da participação em tarefas , do estudo em grupo e da experiência. O papel do educador é facilitar a aprendizagem, enfatizando, nesse procedimento, a bagagem de informação trazida por seus educandos.
Conhecida desde a década de 1970, a Andragogia defende um ensino baseado na motivação e no autoconhecimento como combustível. Por se tratar de uma abordagem realizada em fase avançada da vida, já foi referida como “educação continuada” ou “aprendizagem ao longo da vida” por organizações como a UNESCO.
QUESTÃO 2 Quanto ao papel do professor na andragogia, assinale corretamente: a ) O docente deve colocar o estudante como protagonista do seu processo de aprendizagem, estimulá-lo a se expressar e usar o diálogo como construção coletiva.
Assinale a alternativa que responde corretamente à pergunta: a ) Tanto a pedagogia como a andragogia referem-se aos processos de aprendizagem, contudo, a andragogia preocupa-se somente com a aprendizagem de adultos que não concluíram o ensino fundamental.
Em contraposição à Pedagogia (do grego paidós, criança), que se refere à educação de crianças, a Andragogia é a arte de ensinar adultos, sendo um modelo de educação que busca compreender o adulto dentro da escola, rompendo com aqueles padrões apresentados pela Pedagogia.
A heutagogia é o estudo da aprendizagem autodeterminada. O conceito foi criado pelos teóricos Stewart Hase e Chris Kenyon, em 2000.
a pedagogia se refere à aprendizagem de crianças e adolescentes; • a andragogia diz respeito à aprendizagem de adultos; • a heutagogia trata da aprendizagem autônoma, independentemente de faixa etária. Veja a seguir uma comparação entre as três teorias da aprendizagem, com base nas ideias de Litto (2009).
Ambiente de aprendizagem significa a cultura e o ambiente físico criados por professores e alunos. criação conjunta com os alunos, sobretudo no que se refere ao seu sentido de segurança, criatividade e bem-estar. ...
Pedagogia é a ciência que tem como objeto de estudo a educação, o processo de ensino e a aprendizagem. O sujeito é o ser humano como educando.
Um profissional formado em Pedagogia pode atuar como professor dos primeiros anos do ensino fundamental. Pode também atuar na pré-escola, como professor ou auxiliar de sala.
quatro anos
O curso de Pedagogia dura em média quatro anos. A habilitação mais comum é a licenciatura, mas é possível também encontrar cursos superiores de Pedagogia em grau de bacharelado. Durante o curso, o aluno tem disciplinas como História, Sociologia, Psicologia da Educação, Filosofia, Educação e Sociedade.