Uma das opções caseiras para tratar o abscesso é colocar compressa com água morna e limpar a região com sabão neutra. Também pode ser aplicada um cataplasma de ervas no abscesso que tem como objetivo acelerar o processo de cicatrização e diminuir o risco de infecções.
Um bom remédio caseiro para abscesso, que é uma ferida com pus, é limpar a região com água limpa e sabão neutro e aplicar uma compressa de seiva de babosa porque ela é um ótimo cicatrizante natural. Cortar a folha da babosa ao meio, no sentido do comprimento da folha e com uma colher retirar parte da sua seiva.
A maioria dos abscessos de pele é causada pela bactéria Staphylococcus aureus e se parece com bolsas cheias de pus na superfície da pele.
Essa drenagem é feita cirurgicamente ou por punção com agulha, ambos com anestesia local. A drenagem do abcesso acelera o processo de cura e alivia a dor do paciente. Dependendo do tamanho da lesão, o médico pode optar por deixar um dreno no local do abcesso.
A drenagem do abscesso é feita por meio de um corte no forro fornecendo uma rota de fuga para o pus, quer através de um tubo de drenagem, ou deixando a cavidade aberta para a pele. A área em redor do abscesso será anestesiada antes de se fazer a drenagem.
A penicilina V tem indicação em casos de infecção inicial ou moderada, mas nos casos de disseminação sistêmica rápida ou administração para imunodeprimidos deve-se optar pela amoxicilina. Caso haja história de alergia, deve-se optar pela eritromicina, clindamicina ou azitromicina.
Conheça algumas delas:
TRATAMENTO DO FURÚNCULO Os antibióticos como a neomicina, bacitracina, mupirocina ou ácido fusídico e a drenagem quando a lesão apresenta flutuação, são curativos.
Normalmente, quando é indicada a antibioticoterapia, se utiliza uma combinação de ciprofloxacino e metronidazol. Aproximadamente, 50% dos pacientes já apresentam fístulas na apresentação; assim, pode-se realizar a fistulotomia já na drenagem de abscesso se as condições cirúrgicas são boas.
Abscesso anal Em geral, é causado pela infecção de pequenas glândulas existentes no canal anal. Alguns abscessos podem também ser originados de uma fissura infectada, que consiste em uma ferida linear no canal anal, mas com alto potencial de desenvolver uma infecção local (leia mais no título Fissura).
“ Na minha opinião, o metronidazol continua sendo o antibiótico de eleição nas fístulas perianais, embora associações com outros antibióticos sempre sejam uma opção para esta complicação de difícil manejo farmacológico, principalmente pela sua recidiva”, diz a Dra.
As pomadas Nebacetin ou Nebaciderme têm dois antibióticos na composição, a neomicina e a bacitracina zíncica, e podem ser aplicadas 2 a 5 vezes ao dia, com o auxílio de uma gaze, depois de lavar bem as mãos e a região a tratar.
Se o abscesso é pequeno (menos de 1 cm), a aplicação de compressas quentes sobre a área por cerca de 30 minutos quatro vezes ao dia pode ajudar. Não tente drenar o abscesso pressionando-o. Isso pode empurrar o material infectado para os tecidos mais profundos.
Colocar compressas mornas As compressas de água morna ajudam a aliviar a dor e a retirar o pus, sendo que, mesmo depois do furúnculo começar a vazar o pus sozinho, é indicado continuar a colocar as compressas para limpar bem a região.
Bactroban® pomada é um medicamento indicado para o tratamento tópico de infecções de pele (como impetigo, foliculite e furunculose) causadas por microrganismos sensíveis à mupirocina. 2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? Bactroban® é uma pomada que contém o antibiótico mupirocina.
No caso da foliculite causada por fungos, pode ser recomendado o uso de shampoo antifúngico, normalmente composto por Cetoconazol. Já no caso da foliculite causada por bactéria, pode ser indicado a aplicação de antibióticos, como Eritromicina ou Clindamicina.
Como acabar com a foliculite: 8 hábitos para inserir na rotina de cuidados com a pele (infográfico)
Tratamento tópico é realizado com pomadas de antibiótico (neomicina, mupirocina, ou gentamicina). Tratamento sistêmico, com antibióticos: eritromicina na dose de 40 mg/kg/dia, dividida de seis em seis horas; tetraciclina - adultos 2 g por dia; e cefalexina - 30-50 mg/kg/dia fracionada de seis em seis horas.
O tempo de desenvolvimento da doença é de oito horas a cinco dias após a exposição à bactéria. A região da barba também pode ser acometida por foliculite.
Pelo encravado ou foliculite Para aliviar os sintomas pode-se aplicar uma compressa quente na região e evitar usar calcinhas apertadas. Caso a dor piore ou a região fique muito quente ou inchada, deve-se ir ao ginecologista para avaliar a necessidade de usar uma pomada antibiótica.
Foliculite é uma infecção de pele que se inicia nos folículos pilosos. Geralmente, é motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica, mas também pode ser causada por vírus e, até mesmo, por uma inflamação de pelos encravados.
1. Cremes clareadores. Alguns cremes podem ser indicados pelo dermatologista para clarear as manchas que aparecem na virilha, como o creme com Hidroquinona, ácido retinoico ou com o ácido azeláico, por exemplo.
Um furúnculo é uma infecção cutânea causada por bactéria que envolve um folículo piloso, a glândula sebácea e o tecido subcutâneo próximo a ele. Sua principal característica é a formação de um nódulo avermelhado, dolorido, endurecido e quente, com uma área amarelada na parte central indicativa da presença de pus.
Alguns sinais como irritação na pele ou bolinhas na região genital podem significar alguma alergia ou mesmo um pelo encravado. Mas é bom estar atento, pois esses também podem ser indícios de DST.
Mas, normalmente, na área da virilha costuma envolver uma higiene local utilizando água morna e sabonete antisséptico, o uso tópico de pomadas ou cremes com corticoides e, em casos de depilação incorreta, uma solução definitiva é a depilação a laser - que destrói o folículo piloso e impede que a foliculite se repita.
4 remédios caseiros para clarear a virilha naturalmente
Algumas das pomadas que podem ser usadas, sob indicação médica, são:
Basta você misturar duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio com algumas gotinhas de água filtrada ou fervida. Depois, mexa até que essa mistura se torne um creme grosso. Após preparar a mistura, aplique na área desejada e deixe secar. Deixe a mistura por aproximadamente 10 minutos na pele.
Cremes clareadores de virilha