EQST

Como Trabalhar A Escovaço Na Educaço Infantil?

Como trabalhar a escovação na educação infantil?

Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, com um creme dental com flúor, é o passo mais básico em relação a higiene bucal. Ele deve ser ensinado às crianças o mais cedo possível, para que se torne um hábito em suas vidas.

Qual o objetivo da escovação na educação infantil?

A escovação dos dentes na educação infantil é de extrema importância, além de manter dentes mais bonitos e saudáveis, previne infecções, predominantemente bacterianas.

Como escovar os dentinhos?

Como escovar os dentes corretamente

  1. Colocar pasta de dente na escova que pode ser manual ou elétrica;
  2. Encostar as cerdas da escova na região entre a gengiva e os dentes, fazendo movimentos circulares ou verticais, da gengiva para fora, e repetindo o movimento por cerca de 10 vezes, a cada 2 dentes.

Pode molhar a escova na hora de escovar os dentes?

O correto a ser feito De uma maneira geral, o correto é colocar a quantidade recomendada de creme nas cerdas, o que corresponde ao tamanho de uma ervilha, e não molhar a escova, muito menos o creme dental.

É necessário enxaguar a boca depois de escovar os dentes?

“O excesso de pasta de dente deixada na boca após a escovação forma uma camada protetora em torno dos dentes, por isso é melhor não enxaguar”, explicou ele.

Como usar pasta de dente corretamente?

Escove os dentes com pasta ao menos 5 vezes por dia, principalmente após as refeições e antes de dormir, a fim de impedir a proliferação de bactérias nocivas. Evite molhar a escova após colocar o creme dental, pois pode formar muita espuma evitando o atrito necessário da escova com a superfície dentária.

Qual a quantidade de pasta para escovar os dentes?

Para uma escovação ideal, não é necessária uma grande porção de creme dental. “A quantidade deve ser do tamanho de uma ervilha”, esclarece Luciane. Mas isso pode mudar de acordo com a idade de cada pessoa. “Para crianças a quantidade deve ser do tamanho de um grão de arroz”, indica ela.

Por que usar pouca pasta de dente?

A quantidade necessária para o seu sorriso Abusar deste produto pode trazer muitos problemas para sua saúde bucal desde pequeno. Quando a criança está passando pela formação dentária e os pais exageram no creme dental, os pequenos correm o risco de ter uma fluorose, aquelas manchinhas brancas nos dentes.

Como o creme dental limpa os dentes?

Os cremes dentais servem, basicamente, para diminuir a concentração de bactérias que prejudicam a saúde bucal. Para isso, uma série de compostos químicos entra em ação fortalecendo os dentes, equilibrando a acidez na boca, retirando restos de alimentos e removendo a placa bacteriana “grudada” nos dentes.

Pode comer pasta de dente?

Ingerir pasta de dente pode sim fazer mal, principalmente se a pasta utilizada conter uma alta concentração de flúor. No entanto, é importante não se esquecer da importância que a ação do flúor tem para a saúde bucal seu uso apenas não deve ser exagerado, principalmente ao se tratar de crianças.

O que o flúor pode causar?

O QUE O EXCESSO DE FLÚOR PODE CAUSAR? O excesso de flúor pode levar a um quadro de intoxicação crônica chamado pelos dentistas de fluorose. Essa condição clínica é um problema de saúde bucal que pode afetar o esmalte e levar à perda do cálcio, pois afeta a estrutura dos dentes de forma definitiva.

Pode passar pasta de dente nas olheiras?

Para evitar que as olheiras apareçam, a dica é usar um pouco de pasta de dente na região abaixo dos olhos antes de dormir. Não precisa exagerar na quantidade, é só aplicar delicadamente, com leves batidinhas. Você vai perceber a diferença assim que abrir os olhos de manhã.

O que acontece se uma pessoa engolir flúor?

Os produtos com flúor não devem ser aplicados ou ingeridos em excesso, pois podem ser tóxicos ao organismo, levando ao aumento do risco de fraturas e enrijecimento das articulações, além de causar a fluorose, que provoca manchas brancas ou acastanhadas nos dentes.

Quanto tempo sem comer aplicação de flúor?

Não. Quando há aplicação de flúor, deve-se deixar o produto atuando por mais tempo para que ele seja incorporado aos dentes. Portanto, o ideal é aguardar de uma a duas horas após a limpeza para ingerir líquidos ou consumir alimentos.

Como fazer aplicação de flúor em casa?

A aplicação pode ser feita na forma de gel ou espuma, através de moldeiras ajustáveis, deixando o flúor em íntimo contato com a superfície dental num período de 2 a 4 minutos. O flúor também pode ser aplicado sob os dentes na forma de verniz.

Quais são os meios de utilização do flúor?

A aplicação do flúor pode ser realizada de diversas formas, entre elas: Aplicação direta nos dentes, bochecho e na forma de gel ou espuma; Através de moldeiras ajustáveis, deixando o flúor em contato com a superfície dental num período de 2 a 4 minutos; O flúor também pode ser aplicado sob os dentes na forma de verniz.

Como usar o flúor em gel?

De modo geral, a aplicação desse gel é feita com o auxílio de uma escova, assim como fazemos em nossas casas com o creme dental. Outras alternativas são o uso de moleiras, de verniz ou a utilização de um enxaguante bucal muito concentrado. A escolha será feita em conjunto entre o dentista e o paciente.

Qual a função do flúor no organismo humano?

O flúor ajuda a prevenir as cáries de duas maneiras distintas: O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram.

Como é feito flúor?

Principais fontes de flúor na alimentação

  1. 1- Água. Quando o assunto é flúor, a água ganha destaque. ...
  2. 2- Arroz e feijão. Quem diria que comer a mais famosa combinação brasileira também seria uma maneira de repor o flúor no corpo? ...
  3. 3- Cebola e alho. ...
  4. 4- Frutos do mar.

Como evitar o flúor?

Como prevenir esse problema?

  1. Prefira produtos específicos para cada faixa etária. ...
  2. Informe-se sobre os níveis de flúor da água. ...
  3. Evite a ingestão de produtos fluoretados. ...
  4. Esteja atento às medicações. ...
  5. Mantenha uma alimentação equilibrada.

Como o flúor combate à cárie?

As bactérias metabolizam o açúcar presente nos alimentos e produzem o ácido lático, que atuam sobre o esmalte dos dentes mais frágeis, produzindo a cárie. O flúor possui dois mecanismos de atuação no combate à cárie: sobre o hospedeiro (dente), tornando-o mais resistente ou sobre o metabolismo das bactérias.