Atualmente, são privativos de brasileiro nato os cargos de presidente e vice-presidente da República, de presidente da Câmara dos Deputados, de presidente do Senado, de ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomática, de oficial das Forças Armadas e de ministro da Defesa.
O brasileiro naturalizado pode ocupar os seguintes cargos, EXCETO o de:
De acordo com o artigo 12, inciso II, da Constituição Federal, são brasileiros naturalizados: ... b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.
A naturalização brasileira ordinária é concedida a estrangeiros que desejam naturalizar-se, e que preencherem os seguintes requisitos:
Vindo o nascido no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, a residir no Brasil, ainda menor, passa a ser considerado brasileiro nato, sujeita essa nacionalidade a manifestação da vontade do interessado, mediante a opção, depois de atingida a maioridade.
Assim, o inciso I do artigo 12 da Constituição Federal determina que são brasileiros natos apenas os nascidos: a) na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país (“jus soli”); b) no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer ...
Estrangeiro, perante a lei brasileira, é quem tenha nascido fora do território do Brasil, e que não tenha adquirido nacionalidade brasileira por qualquer das formas previstas na Constituição Federal; será estrangeiro, também, aquele que, embora nascido no Brasil, seja filho de pais estrangeiros a serviço de seu país de ...
Brasileiro nato é aquele que nasceu na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que eles não estejam a serviço do seu país. Também são brasileiros natos aqueles nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer um deles esteja a serviço do Brasil.
A Constituição Federal proíbe a distinção entre brasileiros natos e naturalizados por meio de lei, conforme dispõe o artigo art. 12, 2º: A lei não poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituição.
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 prevê que são brasileiros natos, os nascidos no Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que não estejam a serviço de seu país. Se o seu filho nasceu no Brasil, logo ele é considerado brasileiro nato, de origem.
Não existe vínculo sintático que justifique a concordância com o substantivo “nacionalidade”. A concordância, portanto, é feita naturalmente com o sexo da pessoa. Ou seja, quando é um homem, “Nacionalidade: brasileiro”; quando é uma mulher, “Nacionalidade: brasileira”.
Quem nasce no Brasil também é considerado latino-americano porque o Brasil faz parte da América Latina. A América Latina pode ser definida como a porção do continente Americano, que tem como base de sua regionalização os elementos culturais e os fatores históricos.
Resposta. A princípio, todos que moram na América são americanos. Porém, os que moram nos EUA são chamados de americanos por possuírem "América" no nome de seu país. Da mesma forma que os cidadãos brasileiros, na época em que nosso país tinha como nome Estados Unidos do Brasil, eram chamados de "brasileiros".
Americanos ou norte-americanos, também denominados no Brasil por estadunidenses ou estado-unidenses, são os cidadãos dos Estados Unidos da América. O país é o lar de pessoas de diferentes origens nacionais.
Quem nasce nos Estados Unidos da América (USA=United State of America) pode ser estadunidense ou americano ou norte-americano. Isso é o que dizem vários dicionários.
Está certo chamar quem nasce nos Estados Unidos de 'americano'? Professor Pasquale explica que o termo pode ser usado para denominar quem nasce em qualquer país das Américas, mas que também é certo utilizá-lo para falar de quem nasce nos EUA. 'Norte-americano' ou 'estadunidense' também são opções corretas.
Por causa das 13 colônias governadas por colonizadores ingleses. Após a independência‚ em 4 de julho de 1776‚ elas passaram de colônias para estado. (por isso o do nome estados unidos da america).
Resposta. Quem nasce na América do sul é "sul-americano".
O país que hoje conhecemos como Estados Unidos da América era formado por treze colônias governadas por colonizadores ingleses. Após a independência, em 4 de julho de 1776, elas passaram de colônias para estados.
4 de julho de 1776
Os primeiros habitantes foram os nativos americanos, que provavelmente vieram da Ásia há cerca de 60 mil anos. Até o século XV existiam aproximadamente duzentas tribos indígenas diferentes vivendo no território que depois se tornou os Estados Unidos.
4 de julho de 1776
A maior parte do país situa-se na região central da América do Norte, formada por 48 estados e o Distrito de Colúmbia, o distrito federal da capital....Estados Unidos.
1607
Resposta. Explicação: O nome "Estados Unidos do Brasil" foi substituído como uma forma de construir uma identidade nacional como uma grande nação do continente americano que estivesse separada da história dos Estados Unidos, sendo uma forma de construção simbólica.
O Brasil tornou-se uma república em 15 de novembro de 1889. Desde então existiram seis diferentes repúblicas na história do nosso país.