Tratamento: O que fazer quando a orelha do cachorro está inchada?
Para tratarmos o otohematoma não basta drenar o conteúdo com agulha e seringa, já que podem ressurgir caso não sejam adequadamente drenados. A técnica baseia-se em realizar uma incisão atravésda qual se irá drenar o hematoma e realizar uma limpeza profunda do pavilhão auricular e do ducto auditivo externo.
A prescrição dos medicamentos homeopáticos baseou-se na lei dos semelhantes, e o tratamento determinado foi Hamamelis virginiana 6CH, Bellis perennis 6CH e Rhus toxicodendron 6CH, por vinte e cinco dias.
O que é? O otohematoma é geralmente causado por algum trauma na orelha do cão ou raramente de gatos, que faz com que alguma veia ou vasinho seja rompido. Esse sangue acaba acumulando sob a pele, formando uma bolsinha de fluído. Esse inchaço causa coceiras, incômodo, além de ficar dolorido também.
Sintomas de otite canina
Um dos principais sintomas da otite é a inflamação do conduto, que faz com que os cães cocem em excesso suas orelhas, podendo criar feridas graves. Além da coceira, cachorros com otite tendem a balançar a cabeça, sentem dor na região da orelha, podem apresentar secreção aparente com odor desagradável.
O tratamento das otites varia e deve ser instituído por um médico veterinário após a devida avaliação de seu animal. O mais usual é que sejam prescritos produtos tópicos (que devem ser aplicados no local da inflamação/ infecção), mas alguns antibióticos orais também podem ser eficazes para este tipo de problema.
Coloque água morna até metade de um copo e encha a outra metade com vinagre de maçã e misture bem. Você deve aplicar a mistura suave e lentamente no ouvido do cachorro, isto ajudará a limpar a cera. Independentemente da causa da otite, ele é um excelente remédio para a limpeza do ouvido.
Ter cerúmen (cera) no conduto auditivo é normal. Só se torna preocupante quando há em excesso ou com odor forte. a limpeza da orelha deve ser feita somente quando há excesso de cerúmen, com produtos desenvolvidos especialmente para essa finalidade (outros produtos como, por exemplo, o álcool podem irritar).
Agressividade ao tocar as orelhas, coceira excessiva, vermelhidão e mudança da espessura são alguns sinais que podem indicar que o seu cão está com dor de ouvido – também conhecida como otite externa. Por isso, usar remédio para dor de ouvido de cachorro é fundamental.
Dor de ouvido em cachorro, posso dar dipirona? Melhor não. A otite, inflamação do ouvido canino, precisa ser avaliada e diagnosticada por um profissional. Tão importante quanto aliviar a dor do cachorro é acabar com a infecção.
Os analgésicos como o paracetamol, dipirona ou ibuprofeno em comprimidos ou em xarope, são medicamentos que podem ser utilizados para aliviar a dor de ouvido em adultos e crianças. Além disso, também ajudam a baixar a febre, que também pode ocorrer quando a pessoa tem uma infecção no ouvido, por exemplo.
O tratamento normalmente é feito com o uso de medicamentos para reduzir a inflamação, como por exemplo Dipirona ou Ibuprofeno, mas caso seja verificada a presença de secreções, também pode ser recomendando pelo médico o uso de antibióticos. Saiba quais são os remédios mais utilizados para dor de ouvido.
Quando tiver com dor de ouvido, segundo Ribeiro, você pode pingar de 2 a 3 gotinhas de própolis em volta do ouvido e massagear bem. Sonia ressalta que a própolis pode ainda ajudar a tratar herpes, com 3 a 4 gotas do extrato aplicadas sobre as feridas, cerca de 3 vezes ao dia.
Como pode provocar perfuração do tímpano, usar água oxigenada para tentar resolvê-la é perigoso. “Aplicado nas mucosas, como as do ouvido interno, o produto aumenta o risco de infecções”, aponta Alcântara.