A Guerra Russo-Japonesa resultou, como consequência direta para a Rússia, no enfraquecimento do regime czarista, que, a partir desse momento, iniciou sua decadência, resultando na Revolução de Outubro de 1917. ... Além disso, sua vitória na guerra reforçou o nacionalismo e as ambições imperialistas do país.
A Revolução Russa de 1905 é considerada o marco inicial da famosa Revolução Russa de 1917. No começo do século XX, a Rússia ainda era um país absolutista com o poder centrado na figura do czar. ... No ano de 1861 ocorreu a chamada emancipação dos servos na Rússia, o que permitiu que o país se guiasse para o capitalismo.
Porque em 1917 houve a revolução russa que fez com que a Rússia se retirasse do conflito. Além disso os ataques dos alemães contra barcos neutros, pricipalmente norte americanos, fez com que os EUA declarassem guerra, de modo que seus recursos(agrícolas, minerais e industriais) beneficiaram os aliados.
As crises sociais e a Revolução Socialista na Rússia em 1917 se constituíram como principais fatores que motivaram a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial. ... Esse fato causou graves problemas na Rússia, que, em 1917, enviava milhares de camponeses despreparados para a guerra.
Basicamente era um estímulo tanto à remoção do apoio para a continuidade da Rússia na Primeira Guerra Mundial quanto para a desobediência militar dos soldados. ... Paz: a saída da Rússia da guerra. Terra: promover a reforma agrária. Pão: comida a todos.
“Paz, pão e terra” – a paz significava a saída da Rússia da Grande Guerra: o pão, o desejo de acabar com a fome do povo por meio da distribuição de alimentos e do incentivo à agricultura; a terra representa a necessidade da realização de uma reforma agrária.
Verificado por especialistas 1-A proposta de Lênin a respeito da guerra, Lênin dizia que a guerra estava custando caro,e diminuía a economia do país e era desnecessário,é claro era desumano e destruía a população da Rússia.
Os bolcheviques, liderado por Lênin, defendiam uma mudança brusca de política para o povo implementando o socialismo e defendendo uma revolução socialista armada. Já os mencheviques queriam um sistema mais moderado querendo implementar inicialmente o capitalismo para depois implementar o socialismo.
Lenin também defendia que os trabalhadores rebelassem-se contra o Governo Provisório, a saída imediata da Rússia da guerra (o Governo Provisório manteve o país no conflito), a nacionalização das indústrias instaladas no país, e a ideia de “Paz, pão e terra” como direitos básicos dos trabalhadores.
paz, terra, pão e trabalho
Foram características da Revolução Russa ter se dividido em duas fases (a Revolução de Fevereiro e a de Outubro), ter terminado por instaurar um governo socialista, ter tido ampla participação popular (principalmente em Outubro).
Os principais acontecimentos da Revolução Russa, que envolveu todo o ano de 1917, foram a Revolução de Fevereiro, a publicação das Teses de Abril e a Revolução de Outubro.
A Revolução Russa de 1917 foi um levante popular ocorrido na Rússia contra o governo do czar Nicolau II em plena Primeira Guerra Mundial. Explicação: Os revolucionários aboliram a monarquia e implantaram um regime de governo baseado em ideias socialistas.
Antes da Revolução Russa, cuja concretização foi em 1917, o sistema político que organizava o país desde o século XVI era o czarismo. Tratava-se de uma forma de absolutismo, no qual o czar (imperador) concentrava em suas mãos todos os poderes.
A Rússia era considerada um país atrasado em relação aos demais. ... Sua economia baseava-se na agricultura. Os servos trabalhavam, mas os senhores feudais não tinham o menor interesse de modernizar as plantações.