A Psicologia Corporal é a ciência que estuda o ser humano em seu aspecto somatopsicodinâmico, onde o corpo, a mente e a energia são tratados em seu conjunto e em sua relação funcional.
A terapia corporal utiliza exercícios e táticas para eliminar tensões e dores musculares crônicas. A fala também é usada para que o paciente seja capaz de digerir suas crenças, pensamentos e emoções negativas.
Criada na década de 1940, a terapia reichiana é uma prática que propõe uma interseção entre a medicina e a psicologia. De caráter social e psicológico, a terapia reichiana atenta simultaneamente aos processos orgânicos e energéticos do corpo humano.
Reich reivindicou a função da sexualidade não como uma mera realização do coito, mas como a fusão com o outro. A vivência plena do amor e da sexualidade era vista por ele como fator indispensável para a satisfação emocional. Todo o seu pensamento indica que é preciso uma mudança radical nas relações humanas.
Quem Tem Medo de Wilhelm Reich? Esse é o nome do documentário que exibe a biografia do controvertido psiquiatra e psicanalista austro-americano da primeira metade do século XX. Comunista ferrenho, Reich era dono de uma personalidade diferenciada.
Tipos de terapias alternativas
A Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC é uma abordagem da psicoterapia baseada na combinação de conceitos do Behaviorismo radical com teorias cognitivas. A TCC entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si.
Como se tornar um Terapeuta? Em geral, o terapeuta como conhecemos é o profissional da psicologia clínica e, portanto, deve obter o título de bacharel em Psicologia em um curso devidamente regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC).
Conheça a seguir algumas das técnicas mais utilizadas na TCC.
Quais são os 10 princípios da terapia cognitivo-comportamental?
A conceitualização cognitiva é uma técnica de compreensão do caso e de adesão ao tratamento por parte do cliente. Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), conceitualizar o caso significa traçar um panorama de como o cliente funciona e a partir disso, propor a forma mais eficaz de intervenção.
Crenças intermediárias: São os pressupostos subjacentes ou condicionais, ou seja, um conjunto de regras, atitudes ou suposições. Podem ser mais facilmente identificadas através de afirmações do tipo "se... então" ou "deveria".
Empirismo colaborativo é uma essência da aliança de trabalho, aonde o objetivo é focar nos problemas com intuito de resolvê-los. As soluções que devem ser tomadas são: planejar e criar estratégias práticas para a dificuldade do indivíduo.
Introdução: A psicoeducação como uma das técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental tem uma importante função na orientação de diversos aspectos, seja a respeito das consequências de um comportamento, na construção de crenças, valores, sentimentos e na repercussão destes na vida dos/as pacientes.
O método socrático é uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo, que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. ... O filósofo não deixou nenhuma obra escrita, mas seus diálogos nos foram transmitidos por seu discípulo Platão.
O método socrático era desenvolvido por meio de diálogos críticos com seus interlocutores. O filósofo estabelecia dois momentos básicos, dividindo esses diálogos em: ironia e maiêutica. “Para interpretá-lo corretamente é preciso que nos remetamos ao novo conceito de psyché: A alma e o cuidado da alma” 11 .
A dessensibilização sistemática, baseada na extinção, no contracondicionamento e na habituação visa eliminar os comportamentos de medo e evitação com emissão de respostas assertivas (Turner, 2002). Nela, o cliente é levado à exposição gradativa ao objeto fóbico, precedida pelo relaxamento (Vera & Vila, 2002).
Nessa técnica o cliente é treinado a relaxar, é colocado em contato com uma hierarquia de situações geradoras de ansiedade e é solicitado a relaxar enquanto imagina cada uma delas, assim o paciente atinge um estado de completo relaxamento, quando é exposto ao estímulo que provoca a resposta de ansiedade.
A dessensibilização ou imunoterapia hipossensibilizante é uma técnica de imunoterapia criada há mais de um século com o objetivo de re-educar o sistema imune de pacientes alérgicos, no sentido de induzir a tolerância imunológica aos alérgenos aos quais o mesmo é sensível.
O tratamento mais eficaz para fobias específicas é um tipo de psicoterapia chamada terapia de exposição. Durante a terapia de exposição, você trabalha com um psicólogo para aprender a dessensibilizar-se ao objeto ou situação que teme.
Uma fobia específica consiste em medo e ansiedade diante de situação ou objeto em particular (ver tabela Algumas fobias comuns*). A situação ou o objeto é geralmente evitado quando possível; mas, caso a exposição ocorra, a ansiedade se desenvolve rápido.