Origem. A História, enquanto ciência e campo de estudo do ser humano, surgiu na Grécia Antiga, e Heródoto é considerado seu “pai”. Esse título a Heródoto deu-se pelo fato de que ele foi o primeiro a identificar a História como um campo de pesquisa e estudo.
No século XIX, as concepções de História e de historiografia passaram por uma mudança notável e decisiva. Esse século tornou-se conhecido como "o século da História".
O storytelling como ferramenta de comunicação digital começou a ser estudado em 1993, nos Estados Unidos, quando Joe Lambert lançou um projeto intitulado “American Film Institute”, no qual as pessoas eram estimuladas a contar suas histórias de vida numa linguagem voltada para o meio digital.
Os contadores de historias surgiram há muito tempo atrás, quando ainda se formavam rodas ao redor de uma grande fogueira e cada um contava seu conto, causo ou simplesmente para uma boa prosa. ... Nas escolas o principal objetivo de contar uma história em sala de aula é “divertir”, estimulando a imaginação dos alunos.
O processo de criação da narrativa digital iniciou pela escrita da estória para após montar a sequência cronológica dos fatos e criação dos personagens. Após, foi executada a implementação da estória com a utilização da ferramenta Scratch 2.
11 técnicas de como fazer storytelling
6 dicas de como contar uma boa história
Para contar sua história coloque seu nome, sua idade e há quanto tempo você faz o que faz. Sempre comece com as informações básicas, a audiência precisa saber quem você é e a partir do momento que é dito seu tempo de caminho profissional, eles conseguem visualizar uma linha temporal sendo traçada.
O ato de contar uma história, além de atividade lúdica, amplia a imaginação e ajuda a criança a organizar sua fala, através da coerência e da realidade. O ver, sentir e ouvir são as primeiras disposições na memória das pessoas. Contar histórias é uma experiência de interação.
Esteja preparado para fazer várias fotografias, procure pelas personagens de destaque com rostos interessantes e fique sempre preparado para congelar alguma ação repentina e importante. É importante também criar um senso de lugar. Registre elementos que deixem claro em qual lugar a história que você registrou se passa.
Enquanto uma história é contada, o ouvinte experimenta uma atividade cerebral similar à dos outros ouvintes e à de quem conta a história. Em narrativas de emoção intensa, o cérebro libera dopamina, neurotransmissor envolvido no controle de movimentos, aprendizado, humor, emoções, cognição, sono e memória.
A contação de histórias vai muito além de um agrado para a criança antes de dormir. Esse ato traz inúmeros benefícios como, por exemplo, introduzir o gosto pela literatura e desenvolver o sentido da audição. Contar histórias também é uma prática pedagógica eficiente e está presente nas melhores escolas infantis.
As histórias representam indicadores efetivos para situações desafiadoras, assim como fortalecem vínculos sociais, educativos e afetivos. Portanto, se faz necessário que os professores utilizem essa ferramenta para o desenvolvimento da criança, despertando pequenos leitores e estimulando para o mundo da imaginação.
O cantinho da leitura desperta o interesse no aluno em ler. O “cantinho da leitura” é um assunto que muitos professores da educação infantil já ouviram falar ou adotaram em sala de aula. ... Dessa forma, os alunos se sentirão mais a vontade, o que produzirá um desbloqueio à leitura.