O primeiro condomínio no mundo Os condomínios surgiram por volta de 1820, em Londres, no entorno de praças e a primeira delas se chamava de Covent Garden (RAPOSO, 2016). Viver no entorno das praças demostrava prestígio. ... Foi quando passaram a utilizar de grades de metal para cercar o seu espaço privado (RAPOSO, 2016).
Historicamente, o condomínio fechado surgiu no pós-guerra com o planejamento urbano realizado, inicialmente, nos subúrbios norte-americanos resultando, segundo Frúgoli Júnior (1995), em uma 'atomização' urbana e nos espaços marcados pela falta de vitalidade nas relações sociais públicas encontradas nas áreas centrais ...
Uma das vantagens da existência de condomínios fechados para a sociedade em geral é a redução da pressão sobre os sistemas locais de patrulha policial. Isso porque a existência de comunidades muradas, vigiadas por circuitos de TV internos e patrulhadas por forças de segurança particulares dispensa essa atuação.
A insegurança e a má qualidade dos serviços prestados pelo Poder Público têm ocasionado o aumento cada vez maior do número de Loteamentos Fechados, doravante denominados Condomínios Fechados ou mesmo Condomínios Urbanísticos.
Também chamada de regimento interno, a convenção é feita pelos próprios moradores e é aprovada em assembleia com a presença da maioria simples dos condôminos. O trabalho de elaboração do documento deve ser conduzido pelo síndico ou pela construtora, em caso de prédios recém-construídos.
A Convenção só pode ser alterada com a aprovação de 2/3 dos condôminos. Se é difícil ter este quórum, o que pode ser feito é solicitar procurações, com firmas reconhecidas, dos moradores que não podem participar.