Este batimento é coordenado por impulsos elétricos. Uma câmara do coração contrai quando um impulso elétrico ou sinal move-se através dela. Este sinal começa num pequeno feixe de células altamente especializadas localizadas no átrio direito - o nodo sino-atrial (nodo SA).
Do nodo AV, o potencial de ação chega ao feixe atrioventricular (feixe de His), que é a única conexão elétrica entre os átrios e os ventrículos. Depois de passar pelo feixe AV, o potencial de ação entra nos ramos direito e esquerdos que cruzam o septo interventricular, em direção ao ápice cardíaco.
O bloqueio de ramo direito consiste em uma alteração no padrão normal do eletrocardiograma (ECG), mais especificamente no segmento QRS, que se torna ligeiramente mais longo, durando mais de 120 ms....Principais sintomas
O bloqueio de ramo direito é a ausência de condução do impulso elétrico cardíaco pela fiação do lado direito do coração.
O Complexo de QRS é o nome dado ao processo de despolarização ventricular. O QRS é dividido em três tipos de onda, quais sejam: Onda Q: é uma deflecção negativa (I, II, III e aVF) e positiva (aVR e aVL) que antecede as ondas R, e representa, na prática, a propagação do influxo na região do septo.