1 - Retire a tampa da bombinha; 2 - Agite bem a bombinha; 3 - Enxaixe a bombinha no espaçador; 6 - Mantendo o espaçador firmemente adaptado ao rosto da criança, aguarde 10 respirações; 6 - Pressione o topo da bombinha, fazendo com que saia o jato com a medicação.
3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? O uso de Aerolin® solução para nebulização é contraindicado para pacientes que apresentam alergia ao salbutamol ou a qualquer outro componente do medicamento.
O uso do salbutamol (Aerolin®) e do fenoterol (Berotec®) pode ser usado na bronquiolite, mas somente sob prescrição estrita do médico. Ele tem ação vasodilatadora brônquica, ou seja, melhora o edema dos brônquios causados pelo processo inflamatório.
Adultos: até 200 mcg (2 doses) quatro vezes ao dia. Crianças: até 200 mcg (2 doses) quatro vezes ao dia. O uso de Aerolin® Spray não deve exceder quatro vezes ao dia. A necessidade do uso de qualquer terapia suplementar ou do aumento súbito de dose indica agravamento da asma.
A bombinha de asma não cria dependência e, portanto, não vicia. Ela pode ser usada diariamente e, quando necessário, mais de uma vez ao dia, como ocorre nos casos em que o paciente com asma se encontra em um período de crises frequentes.
4-8puffs (mínimo de 4 puffs), a cada 20 minutos, 3 vezes. Após, manter a cada 1-4 horas enquanto necessário.
O aumento do uso de Aerolin® para melhora dos sintomas indica que o controle da asma se deteriorou. Nesse caso, fale com o seu médico, que deve considerar a terapia com corticosteroides. Aerolin® pode reduzir os níveis sanguíneos de potássio e aumentar os níveis de glicose (açúcar).
Durante quantos dias seguidos posso usar o aerolin spray? Olá, esse medicamento normalmente é utilizado por períodos curtos de 5 a 7 dias. Se você está necessitando dele por longos períodos ou com muita frequência sugiro procurar um pneumologista o mais breve possível.
Efeitos colaterais do Aerolin Os efeitos colaterais mais comuns do Aerolin incluem tremores, dores de cabeça, aumento dos batimentos cardíacos, palpitações, irritação na boca e garganta, cãibras, diminuição dos níveis de potássio no sangue, vermelhidão, coceira, inchaço, falta de ar, desmaio e arritmias cardíacas.
Um dos efeitos colaterais da medicação é o aumento dos batimentos cardíacos, mas raramente isso se torna um problema maior do que a crise de asma que o paciente está tentando evitar. O acompanhamento periódico com o médico especialista são importantes para o tratamento.
Se o paciente possui alguma doença pulmonar obstrutiva talvez tenha indicação do Salbutamol para tratamento das crises. Se o paciente possui doença cardíaca, o ideal é ser avaliado antes de usar o Salbutamol. Em muitos casos não há contra indicação ao uso, mas isso só é possível depois de uma avaliação médica.
A bombinha da asma não causa dependência, por isso não vicia. Ela deve ser usada diariamente, e em alguns períodos pode ser necessário usar várias vezes ao dia, para alcançar o alívio dos sintomas da asma.
Broncodilatadores inalatórios de ação curta Para o tratamento das crises, aqueles que são indicados são os broncodilatadores de ação curta, que agem em poucos minutos e exercem um efeito por cerca de 4 a 6 horas. Alguns exemplos de broncodilatadores inalatórios de ação curta são o salbutamol e o fenoterol.
Porém, se a falta de ar estiver sendo causada por doenças como asma ou bronquite por exemplo, neste casos pode ser necessária utilização de remédios específicos para desobstruir as vias aéreas, como Aerolin ou Salbutamol por exemplo, indicados pelo médico.
Um ótimo remédio caseiro para a falta de ar que pode ser utilizado durante o tratamento da gripe, ou de resfriados, é o xarope de agrião.
1. Xarope de cebola e alho. O remédio caseiro para tosse com catarro com cebola e alho tem propriedades expectorantes e anti-sépticas, que além de ajudarem a soltar o catarro, fortalecem o sistema imune e reduzem a inflamação do pulmão, evitando a produção de mais catarro.