Após o desconto de todas as despesas, tributos e taxas, chega-se ao resultado líquido do exercício, ou seja, quanto lucro ou prejuízo a empresa gerou ao decorrer de um ano. Caso a conta seja positiva, o valor é dividido entre os sócios e acionistas do empreendimento.
A Apuração de Resultados (ARE) é uma rotina contábil que consiste em confrontar os valores das receitas, custos e despesas a fim de calcular o lucro ou prejuízo gerado em determinado período pela movimentação realizada pela empresa.
A demonstração ou apuração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil que cruza receitas, custos e resultados com o objetivo de determinar o resultado líquido em um período de tempo. De forma simplificada, é um resumo financeiro que aponta se a empresa teve lucro ou prejuízo.
Quais são os cuidados a serem tomados no encerramento de balanço?
Portanto, quando uma empresa compra uma mercadoria à vista, haverá uma redução (débito) do valor da conta "caixa" e um aumento (crédito) no valor da conta "mercadorias". Logo, deve-se creditar a conta "mercadorias" e debitar a conta "caixa".
- fazer o encerramentos das contas de receitas, custos e despesas, de forma a apurar o resultado do exercício, e transferir este resultado para o Patrimônio líquido. Após estes lançamentos, emitir o Balancete final de verificação e dar início à montagem do Balanço patrimonial, dentro das normas aplicáveis.
Consiste em fechar três tipos de contas: as de entrada (receitas), saída (despesas) e custos. Estas contas mostram tudo o que foi acumulado durante determinado período, normalmente de 1 de janeiro até 31 de dezembro. Assim, estas contas determinam os lucros e as perdas da empresa.
No processo de encerramento, os saldos das contas de receitas e despesas são zerados. A diferença entre o total das despesas e o total das despesas será lançada no Patrimônio Líquido. Será considerado lucro quando o total das receitas for superior ao total das despesas.
Como fazer o Encerramento do Exercício
Para encerrar as contas de despesas, basta creditar valor idêntico (a contrapartida será débito de ARE). Para encerrar a conta de Receita, basta debitar valor idêntico (a contrapartida será crédito de ARE). Então, se o total das receitas for maior que o total das despesas, haverá lucro; caso contrário,prejuízo.
Desfazer Encerramento de Exercício Clique na aba Lançamentos, na tela principal do Contábil. Clique no menu Encerramento de Exercício / Desfazer Encerramento de Exercício.
Para o encerramento do exercício, temos que realizar, exatamente, os seguintes passos: Encerramento das Receitas e Despesas contra a conta de Apuração do Resultado do Exercício e após sua transferência para a conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados.
Continue para saber como se faz!
O sistema Fortes Fiscal é destinado à execução e gestão das rotinas do setor fiscal de escritórios e empresas, proporcionando agilidade e segurança nos processos.
Com a nova redação da referida Lei, a conta de lucros acumulados não poderá mais figurar no patrimônio líquido das Sociedades Anônimas, salvo se a caráter transitório, devendo ter seu saldo destinado (zerado) até a data de encerramento do balanço patrimonial.
Após fazer todos os ajustes necessários, você terá de zerar essa conta de Ajustes de Exercícios Anteriores contra as contas de “Lucros Acumulados ou Prejuízos Acumulados”. Caso sua conta de ajuste fique com saldo final a crédito, você deverá debitá-la em sua totalidade e creditar a conta de Lucros Acumulados.
Os lucros acumulados são calculados adicionando o lucro líquido (ou subtraindo as perdas líquidas) aos lucros acumulados do período anterior e subtraindo os dividendos pagos aos acionistas.
CONTA LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS Os lucros ou prejuízos representam resultados acumulados obtidos, que foram retidos sem finalidade específica (quando lucros) ou estão à espera de absorção futura (quando prejuízos).
Os lucros acumulados, frequentemente encontrados nos relatórios financeiros como “lucros ou prejuízos acumulados”, referem-se ao Patrimônio Líquido (PL) de uma empresa, descontado os dividendos dos acionistas, cuja movimentação depende da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).
Outra maneira de realizar o cálculo do patrimônio líquido é calcular a diferença existente entre o ativo total e o ativo exigível. Para isso, basta fazer uso da seguinte equação: “Patrimônio Líquido – Ativo – Passivo”. – Resultado do Valor do patrimônio líquido: vinte mil reais.
Todas as contas do Passivo encontram-se discriminadas no lado direito do Balanço Patrimonial e são classificadas segundo a ordem decrescente de exigibilidade. ... De acordo com a Lei torna-se obrigatória a destinação total dos Lucros nas SAs e empresas de grande porte.
É um indicador muito importante para identificar qual é a receita total que entra para o caixa da empresa. ... É a receita bruta menos os impostos incidentes sobre a venda, os descontos e os abatimentos concedidos.
Sua base de cálculo é 5 % do lucro líquido, até atingir o saldo de 20% do Capital Social. Contudo, quando o montante existente de reserva legal somado ao total das reservas de capital representar 30% do Capital Social a empresa poderá deixar de constituir a reserva. A Lei 6.