A força elétrica que uma carga exerce sobre outra carga é proporcional ao produto do módulo de suas cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa. A força elétrica faz com que as cargas de sinais iguais sejam repelidas.
A força nuclear forte é a responsável pela coesão dos núcleons ( prótons e nêutrons do núcleo de um átomo). ... A força nuclear fraca é a força que governa o "decaimento β" no qual um nêutron transforma-se num próton emitindo um elétron e uma pequeníssima partícula sem massa denominada neutrino.
Verificado por especialistas Nesse sentido temos que a atração entre os prótons e elétrons é de 1040 (o número 1 seguido de 40 zeros) vezes mais intensa do que a força gravitacional. Isso porque a interação entre prótons e elétrons se dá por meio de cargas contrárias que se atraem.
Força gravitacional é sempre de atração, enquanto a elétrica pode ser tanto de repulsão quanto de atração.
Quando falamos de interações entre corpos celestes, a força gravitacional é a predominante, já que essa é a força que rege a interação entre grandes aglomerados de massa (como planetas, estrelas, asteroides e etc).
A força de atração ou repulsão é proporcional ao produto das massas envolvidas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.” Segundo o conceito de campo gravitacional, sua definição poderá ser: “Qualquer corpo material gera em outro ponto do espaço uma deformação do espaço-tempo na forma de um ...
De forma simples, a gravidade é a grandeza responsável por definir o peso de um corpo, força vertical e para baixo que nos mantém unidos ao planeta. Qualquer objeto que se movimenta em queda livre está sob influência da aceleração da gravidade, que na Terra equivale a aproximadamente 9,8 m/s2.