Sintomas a serem observados
O tratamento do canal é necessário quando uma lesão ou cárie significativa danifica a polpado dente. A raiz fica infectada ou inflamada. O dentista anestesia o dente. Uma abertura é feita através da coroa do dente até a câmara da polpa.
O tratamento de canal é necessário quando: - A cárie destrói o esmalte e a dentina atingindo a polpa do dente. Quando isso acontece, é comum que a área afetada fique inflamada ou infeccionada.
Preço. O preço do tratamento de canal é em média 300 reais, mas pode variar dependendo da localização do dente, se há outros tratamentos envolvidos, e da região do país onde será realizado o tratamento.
As consequências de não tratar um canal quando indicado são desde dor recorrente no dente até a evolução para abscessos, edema, cistos intra-ósseos, reabsorção óssea, e comprometimento de outros órgãos do corpo. É muito grave algumas infecções que podem ocorrer em outras partes do corpo.
De acordo com a especialista, é possível realizar esse procedimento de muitas formas. “Alguns endodontistas optam pelo tratamento em múltiplas sessões, outros seguem a filosofia da sessão única, em que apenas em um dia toda terapia é realizada”, diz.
Resumidamente, é um procedimento em se retira a polpa dentária doente ( retira o nervo do dente) em decorrência de cárie avançada ou trauma, preservando a estrutura dental restante. Esse dente tratado permanecerá na boca e servirá de apoio para uma prótese dentária nova.
Muitas vezes o dentista observa a presença de uma lesão periapical pela radiografia e isso já é o suficiente para indicar o retratamento. Importante lembrar que logo após o tratamento de canal (1 ou 2 semanas), o dente ainda pode apresentar certo desconforto e este deve ir diminuindo com os dias até não doer mais nada.
Sim, é possível. Casos em que existe a necessidade de refazer o tratamento de canal o índice de sucesso é extremamente mais baixo do que na primeira cirurgia. Isso acontece porque o processo cirúrgico altera naturalmente o dente e pode dificultar a sua cicatrização após uma segunda cirurgia.
Após o tratamento, o paciente pode comer normalmente, desde que sejam alimentos líquidos e pastosos. Assim, para auxiliar nessa tarefa, é importante deixar de lado algumas comidas por um tempo, seguindo a recomendação do dentista.
“Após o procedimento, os cuidados são muito simples de seguir e não exigem muito esforço do paciente.
A cicatrização de qualquer cirurgia odontológica se completa num tempo de aproximadamente 15 dias, porém assim que os pontos forem removidos, se estiver cicatrizado o local pode voltar as atividades normais, lembrando que o fumo é um fator altamente negativo tanto para a saúde bucal, como saúde em geral !
“Após o tratamento de canal, enquanto o dente não for restaurado ou confeccionada uma coroa (prótese fixa), o paciente deve evitar algumas guloseimas e alimentos duros”, orienta Cleydson. Dessa maneira, quando o dente estiver totalmente restaurado o paciente pode retomar sua alimentação normalmente, sem restrições.
Pode comer carne de porco sim,desde que seja bem molinha e mastigando do lado oposto da extração. Se for uma cirurgia tranquila dá para trabalhar no mesmo dia sim, mas isto precisa ser avaliado com cautela.