Quando digo cerveja choca, estou dizendo que é uma cerveja com o sabor alterado, que foge dos padrões que você está acostumado a bebe-la. Um jeito simples de uma cerveja ficar choca, é quando você altera a temperatura dela muito bruscamente.
É a tal cerveja choca. Tecnicamente, a cerveja choca é aquela que perdeu seu gás. Segundo o professor e cervejeiro Honorato Pradel, da Escola Superior de Cerveja e Malte, o principal motivo que deixa a cerveja assim é o contato com o oxigênio, por má vedação.
A cerveja que sofreu congelamento é imprópria para o consumo e deve ser desprezada. É a chamada cerveja "choca", que perdeu o sabor, o gás e a identidade. Entretanto, não haverá problema se a temperatura do produto variar entre muito fria e temperatura ambiente, desde que não congele.
A maneira mais garantida de manter um pouco do sabor, gás e aroma é fazer com que ela descongele devagar. Deixar ela na geladeira ou então em um recipiente com água pode ajudar bastante. Mas lembre-se que, uma vez congelada, o sabor nunca mais vai ser o mesmo.
Coloque a cerveja congelada em balde ou recipiente com água em temperatura ambiente até descongelar quase toda, deixando somente um pouquinho de gelo no centro, o que leva cerca de 15 minutos. Quando estiver nesse ponto, retire da água, enxugue um pouco e coloque de volta no congelador por mais meia hora e pronto.
Se acha que a cerveja já está congelada, transfira-a com cuidado para a parte de baixo da geladeira, e espere que ganhe um pouco mais de calor, até ficar numa temperatura acima de zero. Outra opção é tirar do freezer e colocar em algum recipiente térmico cheio de água, gelo e sal.
3 minutos
Sendo a embalagem que melhor impede alterações na qualidade do líquido, a lata definitivamente não altera o sabor. Sendo o alumínio um excelente condutor térmico, a lata gela não só mais rapidamente como de forma mais uniforme que qualquer outra embalagem no mercado.
Por exemplo, se um restaurante vai utilizar uma cervejeira durante todos os dias para armazenar cerveja, não se deve colocar, por exemplo, refrigerante junto, pois ela irá congelar. ... Cervejeiras e refrigeradores não podem ser utilizados para produtos que precisam permanecer congelados, pois assim eles podem estragar.
3°C
8 a 12°C
Você vai fazer um furo no balde fermentador e instalar o poço termométrico. Assim você evita o contato direto do sensor de temperatura com o líquido/cerveja ao mesmo tempo que consegue medir a temperatura do que está acontecendo no interior do fermentador com maior precisão.