Em média = 75 à 90 min.
Nunca sobreponha os materiais de dentro do envelope e nem os envelopes. Deixe um espaço de pelo menos 1 centímetro entre os envelopes e o tanque da autoclave. Se você utilizar o suporte para envelopes, coloque todos na mesma direção, com o lado do plástico voltado para o mesmo lado.
Alguns materiais não podem sofrer de forma nenhuma processo de autoclavagem como por exemplo materiais de polietileno, reagentes químicos, aço que não seja inoxidável, sacolas, embalagens plásticas, isopor e papel.
SÃO PAULO (1 994) recomenda o prazo de 7 dias de validade para todo artigo esterilizado em processo físico, em diferentes embalagens; em relação ao papel grau cirúrgico, considera tempo indefinido, ou seja, estéril enquanto íntegro.
30 dias
A validação da esterilização deve demonstrar e garantir que o instrumento/equipamento esteja livre de contaminantes microbianos viáveis. Além disso, o processo deve demonstrar que o nível de garantia de esterilidade seja atingido (SAL- sterility assurance level).
O processo de esterilização deve ser comprovado por meio de monitoramento físico, químico e biológico. A monitorização mais confiável para esterilização em autoclave é a biológica, pois é feita com microorganismos tecnicamente preparados e indicadores biológicos, para demonstrar a esterilização (3).
Os Indicadores biológicos são classificados como a maneira mais segura de monitoramento de esterilização, pois sua tecnologia consiste na aplicação dos próprios esporos (bactérias adormecidas e resistentes ao processo de esterilização a ser monitorado) impregnados em tiras de papel.
A monitoração física, em autoclaves como as da Cristófoli é realizada no consultório pelo próprio operador. Consiste em verificar se a autoclave atinge os parâmetros físicos de tempo/ temperatura e pressão de acordo com o ciclo, modelo e o Manual de Instruções Cristófoli que acompanha cada equipamento.
Diversos fatores físicos e químicos influenciam nos processos de desinfecção e esterilização, sendo os mais importantes à temperatura, o pH, a umidade relativa e a dureza da água.
“O propósito do processo de esterilização é destruir os contaminantes microbiológicos”. “É A COMPLETA DESTRUIÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE VIDA MICROBIANA VIÁVEIS, MEDIANTE A APLICAÇÃO DE MÉTODO FÍSICO, QUÍMICO E FÍSICO-QUÍMICO.”
Indicador Biológico – Medtest O Indicador Biológico possibilita a verificação rotineira da eficiência do processo de esterilização pelo vapor sob pressão. Permite a fácil visualização do resultado possibilitando a avaliação do funcionamento das autoclaves.
Indicador Biológico SporTest Reage a todos os parâmetros de um ciclo de esterilização (tempo, temperatura e vapor) nos ciclos específicados. Resultado imediato logo após a esterilização.
Indicadores químicos Classe 6 - verificação de ciclo. Integrador mais preciso por oferecer margem de segurança maior. biológicos: indicam que a esterilização foi efetiva através da inativação de indicadores. ... Indicadores Biológicos “desafiam” os processos.
Desmonte o conjunto: envelope, algodão e ampolas e realize o descarte em lixo comum, junto com a ampola teste negativa. Retire a etiqueta de cada ampola (teste e controle). Cole-as no Livro de Registro. Anote o resultado referente a cada ampola no espaço correspondente, logo abaixo de cada etiqueta.
* Sistema exclusivo de ativação; * Não necessita quebrar a ampola, basta pressionar; * Ative o teste com apenas uma mão.
Colocar o indicador dentro de um pacote teste e posicionar o pacote dentro da autoclave para a esterilização a vapor; - Ao se encerrar o ciclo, aguardar o resfriamento da autoclave e retirar o pacote teste.
Existem também os seguintes indicadores: O vermelho de tornassol, que em soluções ácidas permanece vermelho e em soluções básicas torna-se azul; o Alaranjado de metila, que em solução ácida torna-se vermelho e, em solução básica, alaranjado e o Azul de brotimol, que na solução ácida torna-se amarelo e, na solução ...