De acordo com o alcorão, um muçulmano deve rezar em direção à Meca diariamente, cinco vezes ao dia. É uma das cinco obrigações do seguidor da religião ao lado de ter fé, fazer caridade, tentar ir à Meca e fazer jejum durante o Ramadã.
Os muçulmanos devem realizar cinco orações diárias : Ao amanhecer. Depois do meio-dia. Entre o meio-dia e o pôr-do-sol.
Quibla (em árabe: القبلة; romaniz.: al-qībla) é a palavra genérica para direção. No Islão é definido como a direção da Caaba em Meca para onde devem ser dirigidas as orações. Em cada mesquita existe um lugar que indica a direção da quibla chamado mirabe.
Hégira (em árabe: هجرة, transl. Hijraʰ, lit. "exílio", "separação") foi a fuga de Maomé de Meca para Medina, que marca o ano inicial do calendário islâmico. Maomé, natural de Meca, tinha mais de cinquenta anos de idade quando se tornou famoso por seus ensinamentos.
Masbaha
Lista dos nomes
Preços e condições exclusivos para o site www.casasbahia.com.br e para o televendas, podendo sofrer alterações sem prévia notificação.
Um dos momentos importantes da história do Islã é a chamada Hégira, termo que significa “exílio” ou “fuga”. A Hégira foi a retirada de Maomé e seus seguidores da cidade de Meca para a cidade de Yatreb, que depois passaria a se chamar Medina.
Jiade ou Jihad (em árabe: جهاد; romaniz.: jihād) é um conceito essencial da religião islâmica e significa "empenho", "esforço" ou "luta" — o significado exacto dependerá do contexto. É habitualmente entendida como "guerra santa" travada contra os inimigos da religião muçulmana.
Para os muçulmanos, o casamento é essencialmente um dever religioso. O Alcorão assinala que Deus criou homens e mulheres para serem companheiros uns dos outros e terem filhos. Além disso, acredita-se que o casamento se proteja contra a tentação sexual e seja um meio de garantir a castidade.
Cinco pilares do islamismo
Alcorão é o livro sagrado dos muçulmanos que contém revelações que Alá (Deus) transmitiu a Maomé. Está organizado em 114 capítulos chamados suras onde 92 deles foram revelados em Meca e os outros 22 em Medina.
Mahr (em árabe: مهر; também transliterado mehr, Meher, ou mahrieh) é na religião islamica o valor a ser pago pelo noivo à noiva, no momento do casamento (Nikah) e nada mais é que um presente em dinheiro, que ela pode gastar como ela deseja.
O casamento tradicional islâmico é um contrato civil estabelecido entre um homem e uma mulher mediante consentimento mútuo, não havendo inclusão de rituais sacramentais.
Líder religioso e político da Arábia Abu al-Qasim Muhammad ibn 'Abd Allah ibn 'Abd al-Muttalib ibn Hashim, mais conhecido como Maomé, foi o líder e fundador da religião islâmica. Nativo da Península Arábica, especificamente a cidade de Meca, dedicou 23 anos da sua vida as revelações de Alá.
O Corão é considerado pelos muçulmanos a palavra literal de Alá – Deus, em árabe -, revelada ao longo de 22 anos a Maomé. O livro tem 114 capítulos ou surahs (suratas) e 6236 ayats (versos) e foi escrito para ser recitado – corão significa “recitação” ou “leitura”. ...
O número de versículos é de 6536 ou 6600, conforme a forma de os contar. A sura maior é a segunda, (A Vaca), com 286 versículos; as suras menores possuem apenas três versículos. Os capítulos são tradicionalmente identificados mais pelos nomes do que pelos números.
profeta Maomé
A palavra "califado" em árabe significa, literalmente, o processo de escolher um líder (o califa) para mulçumanos ao redor do mundo. O termo também se refere ao sistema de governo que começou após a morte do profeta Mohamed.
Assim, muçulmano é aquele que é submisso a Deus, que, no caso, é Allah. O islamismo, assim como o cristianismo e o judaísmo, é uma religião monoteísta, isto é, acreditam na existência de apenas um deus.